Mulheres são mais propensas a doenças circulatórias e roupas apertadas podem agravar essa condição

Calças e sapatos apertados podem prejudicar a circulação e piorar quadros como varizes e trombose

DIEGO ANDRADE
21/03/2025 09h44 - Atualizado há 1 semana
Mulheres são mais propensas a doenças circulatórias e roupas apertadas podem agravar essa condição
Gratuito

Roupas e calçados quase sempre estão relacionados a estilo, moda e comportamento, no entanto, a escolha desses itens pode influenciar na saúde circulatória, principalmente no público feminino. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mulheres acima dos 40 anos estão 78% mais suscetíveis ao aparecimento de varizes, o que aumenta o risco do surgimento de outras doenças, como a trombose venosa profunda (TVP).

Esse dado é reforçado por informações do Ministério da Saúde e do Relatório Estatística Cardiovascular – Brasil 2023, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que apontam maior probabilidade do desenvolvimento de trombose, hipertensão, dislipidemia e diabetes neste grupo.

Neste contexto, roupas e calçados apertados podem prejudicar a circulação sanguínea e agravar sintomas de doenças circulatórias ou gerar outros problemas que vão muito além do desconforto.

[Conheça algumas dessas situações:

Perniose: um artigo publicado em 2023 por pesquisadores da Universidade Cesumar (UniCesumar) e Universidade Estadual de Maringá, intitulado "Moda e Saúde: uma análise interdisciplinar sobre uso das roupas e a saúde das pessoas", mostra que o uso de calças apertadas, especialmente aquelas de cintura baixa, durante períodos frios, tem sido associado ao desenvolvimento de perniose. Trata-se de uma condição inflamatória que provoca coceira, bolhas e até úlceras, por meio da pressão e temperatura exercida em pequenos vasos sanguíneos da pele.

Circulação local: o mesmo artigo também aponta que calças muito justas podem aumentar a temperatura da pele na região genital feminina, prejudicando a circulação sanguínea na região. A situação pode agravar dermatites e outros problemas circulatórios que acometem as regiões da virilha e coxas, como varizes e o linfedema.

Sapatos apertados: a pressão inadequada exercida nos pés e tornozelos pode prejudicar o retorno venoso do sangue para o coração, aumentar a temperatura da região e agravar sintomas como cansaço e inchaços nos membros inferiores. Esse efeito causado por calçados inadequados difere da pressão aplicada pelas meias de compressão, consideradas, por médicos e especialistas, acessórios essenciais no tratamento de doenças circulatórias.
 

Recomendação: o uso de roupas e sapatos adequados, com tamanho proporcionar, levando em consideração a adaptação ao frio ou calor, ajudam na circulação sanguínea e bem-estar de homens e mulheres. Além disso, é importante compreender quais são as necessidades de saúde de cada um, se existem doenças circulatórias diagnosticadas e sempre receber a orientação de um médico especialista.

Meias de compressão

As meias de compressão colaboram para a circulação saudável em diferentes situações do cotidiano, auxiliam na prevenção de doenças venosas, diminuem a sensação de cansaço muscular e aumentam o conforto das pernas. Existem diversos tipos que podem ser usados diariamente e modelos que são recomendados conforme avaliação médica.

Dentre as mais bem avaliadas do mercado estão as meias da SIGVARIS GROUP. A companhia possui um amplo portfólio, com produtos que podem ser usados por variados perfis de pessoas. Para o cotidiano, há as meias hobby, que possuem compressão suave e confortável. Elas previnem o surgimento de varizes, aliviam as sensações de inchaço e pernas pesadas.

Se a escolha for a prática de atividade físicas, a linha UP 25 se adapta às necessidades de esportes como a corrida de rua. No entanto, se a preocupação for viajar sem sentir inchaço nas pernas, as meias Traveno podem proporcionar maior conforto, principalmente em deslocamentos acima de duas horas. Elas melhoram a circulação venosa e trazem bem-estar durante o seu percurso.
 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.


Outras informações 

Site SIGVARIS GROUP BRASIL 

Programa Sig+ 

FACEBOOK 

INSTAGRAM 

LINKEDIN 

YOUTUBE

 

Informações para a imprensa

CDI Comunicação

Diego Andrade – [email protected] - (11) 96749-5818

André Guerra – [email protected] - (11) 99674-7758

Jorge Valério –[email protected] - (11) 99822-9013  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DIEGO ANDRADE DE ARAÚJO
[email protected]


FONTE: Designed by Freepik
Notícias Relacionadas »