Jovens da Fundação de São Bernardo vivenciam mundo lúdico do Museu Catavento

Visita cultural estimula curiosidade e aprendizado por meio da ciência e tecnologia

MATHEUS VINICIUS
28/02/2025 17h21 - Atualizado há 8 horas
Jovens da Fundação de São Bernardo vivenciam mundo lúdico do Museu Catavento
Divulgação/FCASA
Cinco adolescentes da Fundação CASA São Bernardo I tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da ciência e da tecnologia durante uma visita ao Museu Catavento, localizado no Parque Dom Pedro II, no centro histórico da capital paulista, no dia 19 de fevereiro.
 
Durante a visita, os jovens exploraram diferentes áreas do conhecimento, interagindo com as experiências que estimularam sua criatividade e pensamento crítico. A iniciativa proporcionou momentos de aprendizado e diversão, reforçando a importância da cultura e da ciência na formação dos participantes.
 
“Foi muito legal ver como a ciência está em tudo ao nosso redor. Aprendi coisas novas de um jeito diferente, mexendo nos experimentos e participando das atividades. Foi uma experiência que vou levar para a vida”, afirmou Fabrício (nome fictício), um dos jovens que participou da visita.
 
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, “proporcionar esse tipo de vivência aos adolescentes é fundamental para ampliar seus horizontes. O Museu Catavento oferece um aprendizado dinâmico e acessível, despertando o interesse pelo conhecimento e mostrando novas possibilidades para o futuro deles”, ressaltou.
 
O Museu Catavento, inaugurado em 2009 e administrado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem como missão despertar a curiosidade e transmitir conhecimento de forma acessível e interativa. Com exposições dinâmicas e experimentos práticos, o museu busca aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico.
 
Prevenção de gravidez na adolescência
No dia 21, os jovens participaram de uma palestra online sobre prevenção da gravidez na adolescência. O encontro contou com a participação da médica pediatra Athenê Maria de Marco França Mauro e proporcionou um espaço de reflexão para os adolescentes, incentivando-os a pensar sobre suas próprias vidas e a importância de tomar decisões informadas e cuidadosas em relação à sua saúde e ao seu futuro.
 
Na ocasião, Athenê discutiu os impactos da gravidez precoce e a relevância do planejamento familiar, com foco na conscientização sobre escolhas responsáveis e no fortalecimento de atitudes preventivas.
 
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação CASA em promover o desenvolvimento integral dos jovens, orientando-os sobre questões que influenciam diretamente sua qualidade de vida.
 
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
 
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »