A Secretaria de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis anuncia a renovação da parceria com o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A série de conteúdos irá atender aos 23.087 alunos da rede pública municipal de ensino distribuídos em 78 escolas e duas creches. Com foco na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental I e II, o Programa vai contar com o apoio de 938 professores para a aplicação em sala de aula.
Para celebrar a continuidade do projeto, que já beneficiou mais de 45 mil alunos e 135 mil familiares ao longo dos últimos 3 anos, aconteceu, de 4 a 7 de fevereiro, a Semana Pedagógica, evento que celebrou a educação e contou com palestra e dinâmicas promovidas pela Mind Lab. O objetivo foi promover um momento de reflexão e imersão sobre formatos eficazes de se planejar para o ano letivo.
"É com entusiasmo que renovamos a parceria com o Programa MenteInovadora, que ajuda a extrair todo o potencial socioemocional e criativo das nossas crianças. A educação é um real investimento para o futuro da nossa cidade e é isso que nos move para continuar valorizando nossas escolas, que tornarão as pessoas daqui ainda mais capacitadas para os desafios pessoais e profissionais da vida adulta", afirma o Secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Para Miriam Dantas, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, a palestra a ser conduzida pela empresa durante a Semana Pedagógica permitiu a reflexão dos participantes sobre a importância da empatia, do diálogo e da resolução de conflitos. “Esses são pilares que sustentam um ambiente escolar saudável e colaborativo. Ao exercitar essas habilidades, os educadores estão mais bem preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, criando um espaço onde todos se sintam ouvidos e respeitados".
O evento teve oficinas para apresentar os principais diferenciais da metodologia do Programa MenteInovadora. Entre as atividades, o Mancala, jogo africano milenar, que proporciona uma experiência prática e lúdica para o desenvolvimento de habilidades de planejamento, avaliação e resultados, exigindo que os jogadores pensem estrategicamente, considerando a ordem dos movimentos e a necessidade de bloquear ou minimizar uma ameaça feita pelo oponente. "Essa dinâmica não só estimula o raciocínio lógico, mas também ensina a importância do planejamento e da execução cuidadosa de ações, habilidades que são cruciais tanto no jogo quanto na vida", explica Miriam.
Sobre a Semana de Formação pedagógica promovida pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis
Em sua 3ª edição, a Semana de Formação 2025, possuiu uma programação intensa, que aconteceu entre os dias 03 e 07 de fevereiro onde mais de 2.000 educadores tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, como palestras e laboratórios em uma semana que visa aprimorar as práticas pedagógicas e qualificar os profissionais da educação do município.
A Semana de Formação teve como objetivos: atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre as novas tendências da educação, promover o intercâmbio de experiências entre os profissionais da rede, fortalecer o trabalho em equipe e a construção de projetos colaborativos, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Angra dos Reis com base nos resultados analisados.
O Programa MenteInovadora, mais uma vez parceiro do evento, compõe o escopo como parte dos laboratórios ofertados. A oferta de formações somou 237 laboratórios e 32 palestras distribuídas ao longo da semana.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALAN OLIVEIRA DA SILVA
[email protected]