Estudo da HP revela: Brasileiros estão otimistas com IA nos PCs

Tecnologia é vista como aliada da produtividade e da criatividade e gerações mais velhas percebem maior impacto positivo

GABRIEL VITOR
10/02/2025 14h23 - Atualizado há 2 meses

Estudo da HP revela: Brasileiros estão otimistas com IA nos PCs
HP
São Paulo, fevereiro de 2025 Uma pesquisa realizada pela HP Inc. revelou que os brasileiros estão otimistas quanto ao impacto dos PCs com inteligência artificial (IA) no cotidiano e no ambiente de trabalho. O estudo, que entrevistou 1000 adultos de faixa etária de 18 a mais de 55 anos, apontou que 85% dos participantes acreditam que a IA terá impactos positivos.

Otimismo sobre o futuro do trabalho

A pesquisa mostrou que 51% dos brasileiros acreditam que os PCs com IA terão um grande impacto positivo no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Outros 34% esperam algum impacto positivo, enquanto apenas 12% consideram o impacto neutro e 3% acreditam que o impacto será baixo ou inexistente.

"Há um grande otimismo dos brasileiros em relação aos PCs com IA, pois a tecnologia tem demonstrado seu potencial como aliada para maior produtividade, mas também criatividade e equilíbrio entre trabalho e lazer. Acreditamos que a personalização e a automação de tarefas repetitivas serão fundamentais para melhorar a satisfação no trabalho.", afirma o diretor-geral da HP Inc no Brasil, Ricardo Kamel.

Um outro dado que se destaca é o de que 55% dos brasileiros acreditam que os PCs com IA terão um grande impacto positivo no desenvolvimento de habilidades criativas, como design e edição de imagens.

Sustentabilidade cresce como prioridade entre diferentes gerações

O estudo também mostrou que a preocupação com sustentabilidade está crescendo, se destacando especialmente entre os mais velhos. Enquanto 18% dos jovens entre 18 e 24 anos consideram a sustentabilidade o fator mais importante ao escolher um PC com IA, ela é essencial e o mais importante para 22% dos usuários acima de 55 anos.

"A sustentabilidade é um compromisso, mas também uma necessidade de mercado frente às demandas dos consumidores e responsabilidade corporativa.  A HP está desenvolve PCs com IA que não apenas oferecem personalização e segurança, mas também contribuam para um futuro mais sustentável. Atuamos com nossas iniciativas de economia circular em parceria com cooperativas, para reintrodução de materiais recicláveis e plásticos em nosso processo produtivo", finaliza Kamel.

Mais da metade dos entrevistados vê a personalização como prioridade

Um outro estudo da HP já havia reforçado a importância da personalização para a satisfação dos profissionais brasileiros. De acordo com o Work Relationship Index 2024, as características mais valorizadas em um PC com IA são:
  • Personalização no uso - prioridade para 62% dos profissionais entre 25 e 40 anos
  • Facilidade de uso - essencial para 58% dos usuários acima de 55 anos
  • Segurança e privacidade - requisito para 67% dos profissionais entre 41 e 54 anos
  • Automação de tarefas repetitivas - valorizada por 71% dos jovens de 18 a 24 anos

Impacto na criatividade e sustentabilidade

Um outro dado que se destaca é o de que 55% dos entrevistados de até 40 anos acreditam que os PCs com IA terão um grande impacto positivo no desenvolvimento de habilidades criativas, como design e edição de imagens. Entre eles, homens veem mais impacto positivo do que as mulheres. E o impacto cresce entre os mais velhos do que entre os mais jovens.
Sustentabilidade e lazer crescem como prioridade entre diferentes gerações
  • Para 15% dos brasileiros e 22% dos usuários acima de 55 anos, a sustentabilidade é um critério essencial, refletindo uma maior conscientização ambiental nessa faixa etária.
  • A geração 55+ se destaca com a que mais valoriza a sustentabilidade como maior prioridade para PCs com IA.
  • 40% dos respondentes de 18-24 anos categorizaram sugestões para entretenimento e lazer como as mais importantes.
  • Apesar da quarta colocação no ranking geral, 15% dos brasileiros classificaram a sustentabilidade como o mais importante e 23% como o segundo mais importante para o uso de PCs com IA em seu cotidiano.
  • As gerações mais jovens (18-24) são as mais céticas e percebem um impacto positivo menor em suas rotinas, trabalho e habilidades criativas

A pesquisa da HP reforça a necessidade de inovação contínua e da adaptação dos produtos às expectativas dos consumidores brasileiros, garantindo que a tecnologia de IA seja uma aliada tanto na rotina pessoal quanto no ambiente de trabalho.

Sobre a HP
A HP Inc. é líder global em tecnologia, criando soluções que permitem que as pessoas deem vida a suas ideias e se conectem com o que é mais importante. Operando em mais de 170 países, a HP oferece uma variedade ampla, inovadora e sustentável de dispositivos, serviços e assinaturas em computação pessoal, impressão, impressão 3D, trabalho híbrido, jogos e muito mais. Para mais informações, acesse www.lojahp.com.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIEL VITOR DE OLIVEIRA MARIA
[email protected]


Notícias Relacionadas »