IA revoluciona rotina de professores e reduz em até 85% o tempo gasto com provas
Poupando cerca de 20 horas mensais de trabalho, tecnologias têm permitido aos educadores focar em atividades estratégicas como planejamento de aulas e feedback aos alunos
Milena Santos
10/04/2025 11h47 - Atualizado há 16 horas
Divulgação
Uma pesquisa realizada recentemente com mais de 13 mil professores brasileiros conduzida pela Maieutics.ai, startup brasileira especializada em soluções tecnológicas para a educação, revelou que o uso da inteligência artificial (IA) permite uma redução de até 85% no tempo necessário para criar avaliações. Em média, os professores gastam cerca de 15 minutos para elaborar uma única questão manualmente. Com ferramentas de IA que geram questões de avaliação de forma automatizada a partir de conteúdos fornecidos pelos educadores, esse processo, que antes consumia horas, pode ser concluído em segundos.
O levantamento também apontou que os professores que utilizam a plataforma relatam melhorias não somente na eficiência da sua rotina, mas também na qualidade do ensino. Com mais tempo disponível, eles conseguem criar planos de aula mais detalhados e inovadores, participar de atividades de formação continuada e melhorar a interação com os alunos. Além disso, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos docentes é diretamente beneficiado.
“Eu demoro aproximadamente um dia e meio para fazer uma avaliação. A Maieutics demorou menos de 5 minutos. Contudo, eu não acredito na inteligência artificial como substituta do meu trabalho e nem de outros docentes, eu gostei muito de ter a liberdade de editar tudo que foi gerado pela ferramenta. Apesar de ter revisado todas as questões e não encontrado nenhum erro, fiz questão de deixar a prova com o meu estilo. Essa parte humana a ferramenta não substitui, mas a parte braçal, que leva tempo para fazer e que não envolve esse raciocínio do professor, com certeza a inteligência artificial veio para contribuir”, conta a professora Marina Machado, que utiliza ferramentas de IA para gerar avaliações.
Flávia Jeanne Ferrari também é professora, leciona no curso de graduação de Direito em uma faculdade no Paraná e faz parte do grupo de docentes que têm utilizado tecnologias na prática do ensino. “Sempre converso muito sobre inteligência artificial com meus alunos. Entendo que é de extrema importância que todos tenham esse conhecimento, pois ele é o futuro e temos que acompanhar as evoluções na educação”, diz.
“Essa economia de tempo é muito significativa para os educadores, que podem se dedicar mais para o que realmente importa: ensinar. Por isso, nosso objetivo é ser um aliado estratégico nesse processo, auxiliando os professores a se dedicarem cada vez mais no objetivo de transmitir conhecimento, levando à melhoria contínua da qualidade do ensino e deixando tarefas repetitivas que podem ser automatizadas para novas tecnologias”, afirma Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics.
Rodrigo Streithorst destaca que a proposta da empresa é potencializar o trabalho dos professores e desmistificar receios relacionados ao uso da tecnologia na sala de aula. “Ainda há um receio natural em relação ao uso da IA no ensino, especialmente por medo de substituição, mas as tecnologias existem justamente para serem aliadas dos professores.”, reforça o CEO.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
[email protected]