6 Principais Tendências que Moldarão o Cenário de Fraude e Identidade ao Longo de 2025

À medida que os golpes aumentam, reguladores e órgãos do setor financeiro estão enfrentando a questão de atribuir responsabilidades de forma justa

LexisNexis Risk Solutions
10/02/2025 09h46 - Atualizado há 2 meses

6 Principais Tendências que Moldarão o Cenário de Fraude e Identidade ao Longo de 2025
Divulgação
Quando fraudes, golpes, deepfakes, phishing e outras ameaças corroem a confiança do consumidor, isso impacta organizações ao redor do mundo. Felizmente, empresas e instituições estão enfrentando esse desafio. Abaixo estão as principais tendências de Fraude e Identidade a serem observadas ao longo de 2025, segundo a LexisNexis Risk Solutions.

1. As empresas investem mais na restauração da confiança fraturada do consumidor

Em um mundo de deepfakes alimentadas por IA e fraudes e golpes engenhosamente disfarçados, a grande promessa dos negócios digitais está sendo severamente prejudicada pela confiança do consumidor em ruínas. Restaurar a confiança do consumidor dá às organizações um propósito comum, entre concorrentes, indústrias e regiões.

A fraude impactou negativamente a reputação da marca e a experiência do cliente em três quartos das organizações no ano passado:
  • Dificuldade em estabelecer confiança dos clientes – 75%
  • Taxa de conversão de clientes reduzida – 75%
  • Redução da satisfação do cliente devido à má experiência do cliente – 75%
  • Rotatividade de clientes – 74%
  • Danos à marca/reputação – 74%
Para restaurar a confiança, as organizações estão trabalhando para identificar mais consumidores legítimos rapidamente e proteger contra fraudes. Mais organizações estão contribuindo com atributos de dados positivos e negativos em redes de inteligência colaborativa para atingir esse objetivo.

Dados de rede colaborativa profunda, correlacionando identidade digital e inteligência de e-mail em diversas organizações, aumentam as taxas de captura de fraudes em 26%, em média, em comparação com abordagens isoladas.

2. Mudanças na responsabilidade por perdas com golpes afetam mais indústrias financeiras ao redor do mundo
À medida que os golpes aumentam em volume e impacto, reguladores e órgãos do setor financeiro estão enfrentando a questão de atribuir responsabilidades de forma justa, apoiando o crescimento contínuo e, ao mesmo tempo, incentivando o comportamento responsável:
  • Mais da metade (54%) das empresas sofreu um aumento em golpes no ano passado. 
  • Golpes aumentaram em 21% ou mais para uma em cada cinco empresas.
  • As empresas atribuíram 36% das perdas por fraude a golpes no ano passado.
Lidando com golpes e fraudes cada vez mais complexos de forma mais eficaz:
  • Extraia insights de risco sobre padrões e comportamentos digitais confiáveis e arriscados juntando-se a uma rede colaborativa de inteligência de risco que abrange setores, regiões geográficas e pontos de contato com o cliente.
  • Adicione recursos avançados de detecção de fraudes ao seu conjunto de tecnologias, como biometria comportamental e detecção de chamadas ativas.
  • Colabore em um banco de dados que preserve a privacidade de beneficiários comuns confiáveis e de risco em todo o ambiente financeiro.
3. A modelagem de “laranjas” direcionadas se torna a nova norma para bancos no combate à lavagem de dinheiro
Redes de “laranjas” bem organizadas já estão operando em escala, ajudando criminosos a lavar e extrair fundos roubados. Mas novas soluções poderosas estão descobrindo e classificando diferentes tipos de “laranjas”. Esta etapa crítica não ajuda apenas a esclarecer o escopo do desafio: ela apoia uma abordagem mais estratégica para interromper esses grupos e corroer uma fonte de receita para empresas criminosas.

Sinais que os caçadores de “laranjas” procuram:
  • Padrões de login e pagamentos dentro de um período específico
  • Padrões entre pagamentos recentes de entrada e saída
  • Inteligência de dispositivos de pagamentos de saída
  • Em relação às contas legítimas, as “contas laranjas” têm 3,3 vezes mais logins e são 34 vezes mais propensas a efetuar login durante uma chamada telefônica ativa
4. A crescente popularidade dos pagamentos alternativos leva as empresas a adotarem cada vez mais complexidade
Para proteger cada transação no ecossistema de pagamentos digitais em rápida expansão, bancos, provedores de serviços de pagamento e comerciantes com visão de futuro estão compartilhando inteligência em tempo real em todos os pontos do ciclo de pagamento. A colaboração permite o compartilhamento de inteligência para ajudar a melhorar as experiências de consumidores legítimos, bem como aprimorar a capacidade de detectar atividades arriscadas ou fraudulentas.

Novos métodos de pagamento estão avançando em relação aos tradicionais – e já representam um terço de todas as perdas por fraude.

Custos anuais de fraude por canal de pagamento:
  • Cartão de crédito – 24%
  • Cartão de débito – 22%
  • Tradicional (dinheiro, gift card, etc.) – 18%
  • Métodos de pagamento digital (carteiras digitais, apps de pagamento) – 17%
  • Criptomoedas – 8%
  • Outros: BNPL, depósito direto – 10%
5. Para ganhar novos clientes, organizações adotam métodos mais alternativos para verificar identidades emergentes
Perfis de identidade com pouco histórico são difíceis de verificar ou distinguir de identidades sintéticas de terceiros. A análise contextual orientada por dados está ajudando as empresas a identificarem de forma confiável grupos de novos clientes que foram negligenciados.

Identidades sintéticas versus identidades normais:
  • Taxa de fraude 7 vezes maior quando não há parentes de primeiro grau
  • Taxa de fraude 7 vezes maior quando a primeira consulta em uma agência de crédito ocorre em uma idade tardia
Recebendo novos clientes com mais segurança:
  • Procure dados alternativos, como fontes educacionais para grupos demográficos mais jovens.
  • Entenda o que uma identidade está tentando fazer dentro do contexto mais amplo de suas interações passadas e em tempo real com outras organizações.
  • Adote tecnologia de autenticação de documentos que possa detectar com mais precisão identificações falsas e candidatos não humanos.
  • Obtenha insights sobre camadas de análises de vinculação altamente precisas, de conjuntos de dados mais amplos e profundos, para uma visão mais abrangente da identidade.
6. Novas soluções ajudam a combater a fraude em dispositivos móveis
À medida que funções comerciais mudaram para dispositivos móveis, os fraudadores lançaram ataques de fraude e golpes otimizados para celulares cada vez mais sofisticados. Para responder aos desafios únicos da fraude móvel e proteger a si mesmas e a seus clientes, as empresas estão adotando cada vez mais recursos de prevenção de fraudes em várias camadas.

Proteções para consumidores e transações móveis:
  • A vinculação de dispositivos permite que as organizações transformem dispositivos móveis de consumidores em autenticadores pessoais para interações futuras.
  • Redes de inteligência colaborativa ajudam organizações participantes a confiar em identidades legítimas de consumidores de forma mais rápida.
Estratégias para o sucesso em 2025
- Implemente uma estratégia de gerenciamento de risco robusta, flexível e personalizável, apoiada por especialistas com profundo conhecimento dos dados e do contexto subjacentes.
- Aplique análises baseadas em IA a dados de redes globais de inteligência que abrangem setores, regiões e pontos de contato com clientes.
- Junte-se a uma rede robusta de inteligência de risco para analisar as interações dos clientes com outras organizações, no passado e em tempo real, em diferentes setores e fronteiras internacionais.
- Combine inteligência digital, física e comportamental, quando possível, para aumentar o contexto e a confiança.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Eva Rodrigues Pereira
[email protected]


Notícias Relacionadas »