São Paulo amplia vacinação contra febre amarela e reforça alerta à população

Com aumento da cobertura vacinal infantil, prefeitura mantém imunização gratuita nas UBSs e monitora novos casos da doença.

Redação - Itaquera em Notícias
06/02/2025 08h04 - Atualizado há 2 meses

São Paulo amplia vacinação contra febre amarela e reforça alerta à população
Reprodução / Agência Brasil
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza a vacina contra a febre amarela para crianças a partir de 6 meses nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A cobertura vacinal infantil aumentou de 73,78% em 2022 para 96,91% em 2024. A doença, transmitida por mosquitos, teve um caso importado em janeiro, mas não há registros desde 2021. A vacinação, importante para prevenir a doença, ocorre de segunda a sexta, das 7h às 19h, além de sábados em AMAs/UBSs Integradas.

A Prefeitura de São Paulo oferece a vacina contra a febre amarela para crianças a partir de 6 meses em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O imunizante faz parte do calendário vacinal infantil, com duas doses até os 4 anos, e uma dose única dos 5 aos 59 anos. Para maiores de 60 anos, a aplicação depende de avaliação médica. A vacinação ocorre nas UBSs de segunda a sexta, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas também aos sábados.

A cobertura vacinal infantil vem crescendo na capital, passando de 73,78% em 2022 para 96,91% em 2024. A febre amarela, transmitida por mosquitos em áreas de mata, teve um caso importado registrado na cidade em janeiro. Desde 2021, não há casos confirmados. Em 2018, São Paulo teve 121 infecções, sendo 107 importadas e 14 autóctones.

A doença é grave e pode causar febre, calafrios, dor no corpo, náuseas e fraqueza, com maior incidência entre dezembro e maio. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da vacinação e orienta que pessoas com sintomas procurem atendimento nas UBSs. O endereço das unidades está disponível na plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »