HMUT e Prefeitura de Taubaté retomam atendimentos de ecocardiograma

Exames voltam a ser oferecidos para pacientes da lista de espera municipal a partir de abril

VIVIANE BUCCI
07/04/2025 09h56 - Atualizado há 1 dia

HMUT e Prefeitura de Taubaté retomam atendimentos de ecocardiograma
Divulgação

Para ampliar o acesso a exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob gestão do Grupo Chavantes, em parceria com a Prefeitura de Taubaté, retomará os atendimentos de ecocardiograma.

Os exames para pacientes da lista de espera municipal estavam paralisados desde 2023. Antes da suspensão, eram realizados apenas 77 procedimentos por mês, e, até então, o serviço era oferecido exclusivamente a pacientes internados na unidade.

A partir do início de abril, a Secretaria de Saúde disponibilizará 40 agendamentos semanais, que serão feitos via Central de Vagas. O setor, responsável pela gestão da lista de espera municipal, encaminha os pacientes ao HMUT conforme a demanda de cada tipo de exame.

“O ecocardiograma é fundamental para avaliar a estrutura e o funcionamento do coração, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças cardíacas. A retomada desse serviço permitirá que mais pacientes tenham acesso ao acompanhamento adequado, possibilitando diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes”, afirma Ricardo Arruda, diretor administrativo do HMUT.
 

Outros exames

Somente no primeiro trimestre do ano, o HMUT realizou 29.881 exames complementares, possibilitando diagnósticos rápidos e precisos. Entre os procedimentos oferecidos estão exames laboratoriais clínicos, de anatomia patológica e citopatológica, radiologia, ultrassonografia, endoscopias, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, tococardiogramas e audiometrias.

No último dia 17, teve início uma força-tarefa para atender 400 pacientes que aguardam na fila de espera por exames de tomografia. Com 20 agendamentos semanais, a expectativa da Secretaria de Saúde é zerar a fila em aproximadamente um mês.

O mutirão de ultrassonografia, iniciado em 31 de janeiro, continua em andamento. Até o momento, mais de 800 pessoas já realizaram exames de ultrassom de mama, abdômen total e transvaginal. No entanto, há um alto índice de faltas no dia do exame, apesar do número de agendamentos ser maior.

“O objetivo é ampliar o acesso da população aos exames e garantir diagnósticos ágeis e seguros. Com essas ações, buscamos reduzir a espera e melhorar a qualidade do atendimento prestado no hospital”, reforça Arruda.

O presidente do Grupo Chavantes, Dr. Anis Gatthás Mitri Filho, destaca a importância da ampliação dos serviços. “Nosso foco é garantir que a população tenha acesso aos exames necessários sem longas esperas. A retomada e a ampliação desses atendimentos são um passo importante para melhorar o suporte aos pacientes”, afirma.

 

Sobre o Hospital Municipal Universitário de Taubaté

O HMUT é um hospital de referência em alta e média complexidades, que atende 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba.

Além dos atendimentos emergenciais nos Pronto-Socorros Infantil, de Ginecologia e Obstetrícia, a unidade oferta a população atendimentos em diversas especialidades de saúde, englobando as áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e urologia.

 

Sobre o Grupo Chavantes

A OSS (Organização Social de Saúde) Grupo Chavantes gerencia 30 projetos espalhados em seis estados brasileiros, o que a posiciona como a oitava maior entidade do setor no país, com uma gestão anual de aproximadamente R$ 720 milhões.

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes:

Predicado Comunicação

Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Carolina Santaro - [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp 

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]


Notícias Relacionadas »