Brasileiros são os que menos percebem benefícios do home office para saúde mental e produtividade, aponta pesquisa

Profissionais do Brasil estão entre os que mais creem que trabalhar em casa tem efeito positivo na produtividade por serem menos distraídos por trocas informais com colegas

CAROL FREITAS
08/04/2025 10h40 - Atualizado há 3 dias

Brasileiros são os que menos percebem benefícios do home office para saúde mental e produtividade, aponta pesquisa
Divulgação
O impacto do trabalho remoto na saúde mental e na produtividade segue como um tema central para empresas e profissionais na América Latina. Segundo uma pesquisa da Michael Page, consultoria global especializada no recrutamento de média e alta gerência, os profissionais brasileiros são os que menos percebem benefícios do home office para a saúde mental. O Brasil figura em último lugar na lista, com 72,1% dos respondentes, ficando atrás do Panamá (72,4%), Chile (74,6%) e Colômbia (74,9%).
 
O mesmo comportamento é observado quando o tema é produtividade. No Brasil, 75,2% dos entrevistados acreditam que trabalhar remotamente melhora o desempenho, um dos menores índices da região, ficando à frente apenas de Chile (74,6%) e Peru (72,6%). Por outro lado, Colômbia (83,4%), México (82,3%) e Panamá (79,3%) lideram o ranking de países onde os profissionais mais percebem ganhos de produtividade no modelo remoto.

 
"No cenário atual do mercado, ainda observamos divergências na percepção dos profissionais sobre o trabalho remoto. Fatores como cultura organizacional, rotina de trabalho e infraestrutura impactam diretamente a produtividade e o bem-estar. O mais importante para as empresas é encontrar um modelo que equilibre as necessidades do negócio com as expectativas dos colaboradores", afirma Stephano Dedini, diretor-executivo da Michael Page.
 
Os dados fazem parte de um levantamento realizado no último trimestre de 2024, contando com a participação de 3.948 profissionais da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Panamá), de diversos setores e níveis hierárquicos. O levantamento abordou temas relacionados às experiências e preferências dos candidatos nos modelos de trabalho presencial e remoto.
 
 
Produtividade
 
Para a maioria dos brasileiros consultados (68,5%), o motivo de se sentirem mais produtivos trabalhando em casa é serem menos distraídos por trocas informais com colegas, seguidos por Colômbia (67,6%), Peru (63,6%), Panamá (62,5%), Argentina (56,5%), Chile (54,3%) e México (46,5%).
 
"O desafio das empresas é equilibrar a necessidade de interação e colaboração no escritório com a busca por um ambiente produtivo. Enquanto muitas organizações valorizam a troca espontânea entre os times, os profissionais ainda apontam a redução de distrações como um fator relevante para a produtividade. Isso reforça a importância de modelos flexíveis, que levem em conta as necessidades de cada equipe", conclui Dedini.

 
Sobre a Michael Page  
 
A Michael Page, marca que integra o PageGroup, é a escolha ideal para empresas em busca de contratação de executivos de alta e média gerência. Com uma expertise sólida nesse segmento, a empresa oferece soluções abrangentes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Por meio de uma abordagem consultiva e especializada, a Michael Page identifica os profissionais mais qualificados e compatíveis com as demandas das posições de liderança. Com um amplo networking e uma equipe de consultores experientes, a empresa está preparada para auxiliar nas contratações estratégicas que impulsionarão o crescimento e sucesso das organizações.
 
Com uma gama soluções para Recursos Humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. Os consultores, distribuídos por todo o país em nossos cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife), já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais no Brasil desde 2001.
 
 

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA  
 
Conteúdo Comunicação  
 
Ricardo Morato ([email protected])
Tel (11) 98799-5868
 
Carol Freitas ([email protected])
Tel (11) 99196-3890

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA LOUREIRO CARON DE FREITAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »