Se relacionamento é a chave para bons negócios, as empresas estão levando essa máxima a sério. Segundo a plataforma CRM.ORG, o mercado de Customer Relationship Management (CRM) deve atingir US$128,97 bilhões nos próximos quatro anos, impulsionado pela digitalização e pela busca por estratégias mais personalizadas.
CRM vai muito além de uma ferramenta para equipes de marketing e vendas. Ele é a espinha dorsal da gestão de relacionamento com o cliente, ajudando empresas a entenderem, anteciparem e personalizarem interações.
Com isso, os negócios ganham eficiência, melhoram a experiência do consumidor e aumentam a rentabilidade.
O impacto desse movimento é expressivo: entre 2010 e 2020, o mercado de CRM cresceu 393% globalmente.
Se antes era um luxo restrito às grandes corporações, hoje o CRM virou praticamente obrigatório. O estudo da CRM.ORG revela que 9 em cada 10 empresas com pelo menos 10 funcionários usam alguma solução de CRM, independentemente do segmento.
Além disso, equipes de vendas gastam, em média, 18% do tempo nessas plataformas. Parece pouco? Nem tanto. A tecnologia entra justamente para agilizar processos, deixando mais tempo livre para reuniões, prospecção e contato direto com clientes.
Os sistemas de CRM evoluíram muito nos últimos anos, incorporando inteligência artificial e automação para facilitar a tomada de decisões. Hoje, 32% do tempo dentro das plataformas é dedicado à captação e retenção de clientes – dois dos maiores desafios para qualquer negócio.
Com a concorrência acirrada, investir em CRM não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Empresas que apostam na tecnologia não só vendem mais, como fidelizam melhor os clientes – e no jogo dos negócios, isso vale muito.
As ferramentas de CRM atuais em geral possuem funcionalidades de vendas baseadas em inteligência artificial que realmente facilitam e otimizam o fluxo de trabalho do setor comercial. Especialmente quando se trata de automação, fluxos de trabalho, marketing por e-mail, whatsapp chatbot, acompanhamento, notificações e até mesmo gestão de contatos e aquisição de novos leads.
Segundo a Salesforce, empresa de tecnologia que produz softwares de CRM globalmente, a receita proveniente de soluções que utilizam inteligência artificial já passa de 1 trilhão de dólares.
Isso acontece pois as ferramentas de CRM utilizam-se de algoritmos e inteligência artificial para segmentar sua base de clientes e personalizar o tipo de comunicação que chega até cada um deles. Desta forma, cada consumidor possui uma experiência única, fortalecendo a relação com a marca.
Outros benefícios também listados no estudo são: mais rapidez na tomada de decisões, otimização das operações e uma maior colaboração entre os departamentos de vendas, marketing, serviços e operações.
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ALICE BATISTA DE ALMEIDA
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