Calendário de Marketing 2025: Oportunidades de ganhos para a sua empresa

Especialista aponta as principais datas e como soluções digitais e de automação podem ajudar nas vendas 

CONTEúDO EMPRESARIAL
22/01/2025 08h16 - Atualizado há 1 semana
Calendário de Marketing 2025: Oportunidades de ganhos para a sua empresa
Divulgação
As datas comemorativas têm se consolidado como uma das principais oportunidades de faturamento para empresas de todos os portes. Em 2025, o potencial das celebrações deve ser ainda mais explorado, de acordo com Ana Somaggio, diretora de Marketing e Recursos Humanos da Ótima Digital, um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, telecomunicações, CPaaS e IA proprietária. "As comemorações não se limitam ao calendário pessoal das pessoas. Para os negócios, elas representam um motor de crescimento estratégico. Quem se planejar com antecedência, investir em ações criativas e soluções digitais, poderá alavancar os ganhos”, afirma a diretora.

Dados de mercado reforçam essa análise: no Natal, por exemplo, as vendas no varejo movimentaram R$ 69 bilhões, enquanto a Black Friday atingiu R$ 5,23 bilhões em faturamento no e-commerce, segundo a Statista. Esses números confirmam que as datas sazonais, quando trabalhadas estrategicamente, ajudam a aumentar o ticket médio, fidelizar clientes e conquistar novos públicos.

De acordo com Ana, o planejamento é um diferencial competitivo. "Abrir as portas ou postar uma promoção nas redes sociais não é mais o suficiente. É necessário entender o cliente, criar campanhas direcionadas e usar ferramentas digitais para aumentar o alcance e a conversão", explica. Entre as principais datas comemorativas que devem ser incluídas no calendário comercial de 2025, segundo a especialista, destacam-se:
  • Volta às Aulas (fevereiro): podem ser realizadas campanhas voltadas para pais, professores e alunos - que também fazem parte do processo de decisão de compra - com produtos escolares e até cursos online.
 
  • Carnaval (fevereiro): além de fantasias e bebidas, as marcas podem adaptar a comunicação para vender itens que indiretamente fazem parte da celebração, como vitaminas e calçados confortáveis para ajudarem na folia. 
 
  • Dia do Consumidor (março): considerada a "Black Friday” do primeiro semestre do ano, o ideal é vender produtos com preços promocionais e oferecer benefícios exclusivos para quem já é cliente. 
 
  • Páscoa (abril): cestas temáticas e marketing visual atraente são indispensáveis.
 
  • Dia das Mães (maio): a segunda data mais lucrativa do ano, propícia para personalização e fidelização. É importante manter o relacionamento com clientes e conquistar novos. 
 
  • Dia dos Namorados (junho): combine produtos com experiências. A marca poderá ficar para sempre na memória em um momento especial do casal, por exemplo. 
 
  • Dia dos Pais (agosto) - invista em campanhas que criem identificação, como contar histórias reais entre pais e filhos. 
 
  • Dia do Cliente (setembro) - fortaleça o vínculo com o público oferecendo descontos exclusivos. Invista em programas de fidelidade e aproveite a data para coletar feedbacks. 
 
  • Dia das Crianças (outubro) - brinquedos, roupas e eletrônicos são os favoritos. Explore ações interativas entre o mundo digital e o real. 
 
  • Black Friday (novembro): descontos expressivos e ações de urgência são o segredo do sucesso nesta data. 
 
  • Natal (dezembro) - maior volume de vendas do ano, ideal para destacar a logo da empresa em kits personalizados. Crie campanhas, ofereça experiências diferenciadas e invista na segmentação do público. 


Além de um calendário bem estruturado, a diretora ressalta a importância de investir em soluções digitais para impulsionar vendas e proporcionar uma experiência positiva aos clientes, sejam novos ou antigos. "A integração de canais, como WhatsApp, SMS e webchat, personaliza e agiliza o processo de compra. Ferramentas como assistentes virtuais e chatbots são imprescindíveis para atender com eficiência e rapidez, sem perder a qualidade", afirma.

Um dos principais benefícios da automação é a escalabilidade com um toque de pessoalidade. Bots desenvolvidos pelo Grupo Ótima Digital, por exemplo, realizam mais de 500.000 atendimentos diários, respondendo a perguntas de maneira eficaz e confiável. "Ainda assim, a supervisão humana é indispensável. Enquanto a GenAI acelera a criação de conteúdo, os profissionais trazem contexto e nuances, garantindo que a comunicação seja relevante", aponta. 

Ana também destaca que essas tecnologias proporcionam uma experiência multicanal ao consumidor. "Praticidade e interação são demandas claras dos clientes. Empresas que oferecem jornadas ágeis, combinando atendimento automatizado com suporte em tempo real, conquistam a preferência e a fidelidade do público", conclui.

Sobre o Grupo Ótima Digital
No mercado desde 2001, o Grupo Ótima Digital é um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, oferecendo soluções inovadoras para gestão e automação de comunicações para os setores público e privado. Com base no tripé tecnológico ‘telecomunicações, CPaaS e Inteligência Artificial’, facilita a aproximação entre empresas e clientes, governo e cidadãos. Homologada pela Anatel, a Ótima é broker oficial das operadoras para SMS e RCS e business partner do Google e Facebook. Como diferencial competitivo, destacam-se as soluções nativamente integradas desenvolvidas e mantidas por mão-de-obra 100% própria, garantindo uma experiência intuitiva e Omnichannel.

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MICHELE CARVALHO DE SANTANA
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