Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no e-commerce entre os dias 1º e 21 de novembro — antes da Black Friday e do Natal — cresceram 14,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas presenciais registraram alta de apenas 3,2%.
O dado ilustra como as compras on-line têm conquistado a preferência dos brasileiros. O conforto, a praticidade e a comodidade de fazer os pedidos e recebê-los sem precisar sair de casa estão entre os principais atrativos do e-commerce.
Pesquisa realizada pela Malga, com cerca de mil consumidores, revelou informações sobre os hábitos de compra on-line no Brasil, incluindo os aspectos considerados críticos na tomada de decisão na hora de realizar uma compra no e-commerce.
Entre às preferências dos brasileiros, a pesquisa destaca a praticidade e a comodidade na hora da compra. Lojas que oferecem mais facilidade de acesso aos consumidores, seja por meio de link de afiliados ou outras estratégias, têm mais chances de conquistar o público.
Sobre os aspectos considerados na hora da compra, o primeiro quesito citado no levantamento foi a opção de pagamento diversificado, mencionada por 50% do público. Lojas que aceitam cartões de crédito, Pix e outras formas de pagamento atendem às necessidades de um público maior, facilitando a adesão da compra.
Esse aspecto destaca, de acordo com a pesquisa, a relevância da acessibilidade e da praticidade para os consumidores. Além de aceitar várias formas de pagamento, os lojistas também podem facilitar a experiência dos consumidores na hora da navegação pelo site.
Plataformas que oferecem recursos como opções de leitura de tela e interfaces intuitivas tornam a experiência de compra mais inclusiva. Além disso, para melhorar a acessibilidade e a orientação dos consumidores, há lojas on-line que adotam a prática de incluir um "link na bio como acessar" nas redes sociais.
A estratégia simplifica o processo de direcionamento dos usuários diretamente para páginas de produtos ou promoções específicas, facilitando a navegação do consumidor.
As descrições detalhadas dos produtos são o segundo critério mais analisado pelos consumidores na hora da compra (23%). Quanto mais informações as lojas on-line disponibilizarem, como especificações, tamanhos e outros detalhes, mais o usuário se sentirá confortável e seguro para fazer a compra.
Em terceiro lugar, aparece a avaliação de clientes (21%). O quesito pode ser adicionado no site da loja para deixar exposto como foi a experiência de compra de outras pessoas. A prática traz mais segurança para a compra, garantindo para o consumidor que o e-commerce é real e que outras pessoas já ficaram satisfeitas com o produto, o que também ajuda na construção de credibilidade da marca.
Ao comprar em lojas físicas, o consumidor consegue ver as peças de forma mais clara. Por isso, a pesquisa conduzida pela Malga também destacou que fotos de alta qualidade (19%) estão entre as preferências dos brasileiros. Imagens claras e detalhadas ajudam os compradores a visualizarem e desejarem o que estão comprando.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) relaciona outras vantagens oferecidas pelo e-commerce aos consumidores. A disponibilidade de funcionamento do e-commerce 24 horas por dia, o acesso rápido por meio de aparelhos eletrônicos, a facilidade em pesquisas comparativas e a comodidade na compra do produto ou serviço estão entre as principais.
No entanto, as vantagens da modalidade não são suficientes para atrair e fidelizar os consumidores, como alerta o Sebrae. Para isso, os empresários devem apostar em planejamento, logística, entre outros cuidados.
O Sebrae informa que o planejamento inclui a avaliação sobre investimentos, parceiros, fornecedores, clientes, concorrentes e estratégias de marketing que serão utilizadas. Outro aspecto importante é garantir que o site seja funcional. Na prática, isso significa evitar problemas como lentidão no carregamento de páginas, links que levam às páginas erradas ou inativas, imagens pequenas, falta de contraste entre fundo e letra, entre outros problemas que prejudiquem a navegação.
Os cuidados com a logística também são outra obrigatoriedade, conforme o Sebrae. Já que nas vendas on-line não há contato direto com o consumidor, a obediência ao prazo de entrega e o produtos bem embalados são critérios que ajudam a construir a relação de confiança.
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MARINA FERNANDEZ GUEDES
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