No dia 13 de dezembro, o Grupo Tradição, rede de postos de gasolina, realizou a segunda edição da "Convenção de Líderes", evento que busca promover relacionamentos e também oferecer insights sobre inovações no setor de postos de combustíveis. Neste ano, o evento contou com a participação de Meng Tsai, arquiteto que criou o design da loja de conveniência do Posto Forte, de Manaus, loja essa que recebeu o "Prêmio de Conveniência do Ano da América Latina, segundo o NACS Show, evento anual realizado em Las Vegas focado no setor de conveniência e varejo de combustíveis. Com o tema "A Influência dos Ambientes na Experiência do Usuário", o especialista em design de postos explicará aos participantes como obter melhores resultados utilizando toda a estrutura e o ambiente a seu favor.
"Atualmente, os postos de combustíveis deixaram de ser apenas um local onde as pessoas vão para abastecer os seus carros e sair. Hoje, os postos são verdadeiros shopping centers, nos quais as pessoas se encontram para comer algo, ir a um bar, a uma farmácia ou até mesmo praticar algum tipo de exercício físico. Se antes postos de gasolina já eram um negócio lucrativo, hoje os empresários da área possuem diversas formas de faturar ainda mais. Em todas essas formas, o design do ambiente e a experiência do consumidor desempenham um papel fundamental. O ambiente impacta diretamente a experiência de consumo e, por consequência, os resultados da empresa", comenta Meng Tsai, especialista em design de postos de combustíveis.
Além do prêmio em Las Vegas, outros postos para os quais Meng Tsai projetou lojas de conveniência também foram premiados. Neste ano, três projetos de Meng conquistaram, consecutivamente, o 1º, 2º e 3º lugar no prêmio "Loja Mais Bonita do Brasil", promovido pela Sincopetro.
"No século passado, as pessoas tinham uma imagem diferente dos postos de gasolina, como locais sujos, com cheiro forte de combustível e óleo pelo chão. Hoje, tudo mudou. É preciso que o posto tenha um design sofisticado, e a loja de conveniência deve ser igualmente sofisticada. Quando a pessoa se sente à vontade no lugar, ela consome mais e, o principal, ela volta. Nesse aspecto, o ambiente transforma claramente a experiência do cliente e aumenta a sua fidelização com a marca. Quando volta, ela normalmente traz amigos. O posto em si acaba se tornando um point para aquele grupo de pessoas, tão importante quanto outros lugares, como baladas e parques", explica Tsai.
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RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
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