26/12/2024 às 17h14min - Atualizada em 26/12/2024 às 17h14min
Gabinete de Crise em SP monitora fortes chuvas
Defesa Civil alerta para riscos e usa SMS para avisar população sobre temporais.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Agência SP (GOV.SP)
Divulgação / Agência SP (GOV.SP)
Diante da previsão de fortes chuvas em São Paulo, o governo estadual montou um gabinete de crise presencial para garantir resposta rápida à população. As regiões mais afetadas serão Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital, Região Metropolitana, Campinas, Sorocaba e Bauru.
A Defesa Civil monitora as cidades com maior acúmulo de chuva desde terça-feira (24). Bauru registrou 121 mm nas últimas 24h. Em Campinas, o sistema de alerta sonoro por SMS foi usado pela primeira vez na noite de quarta-feira (25) para avisar sobre riscos de enxurradas.
Representantes de serviços essenciais e empresas de energia e água estão reunidos no Palácio dos Bandeirantes para agilizar a comunicação e ações de monitoramento. O gabinete de crise ficará ativo até sexta-feira (27).
A Defesa Civil recomenda evitar lugares abertos, objetos altos e isolados, contato com aparelhos elétricos e tomar banho durante tempestades. Em caso de ventos fortes, atenção redobrada com quedas de árvores e fios. Não se deve atravessar áreas alagadas e, em encostas, observar sinais de movimentação do solo. Para receber alertas, envie SMS com o CEP para 40199 ou siga @defesacivilsp nas redes sociais.