Giulia Takahashi conquista o bicampeonato brasileiro de tênis de mesa

Em Chapecó, mesatenista de 19 anos é campeã com virada sobre Victória Strassburger; Allan Sarmento surpreende no masculino

CARLOS ALESSANDRO SILVA
15/12/2024 10h50 - Atualizado há 3 meses

Giulia Takahashi conquista o bicampeonato brasileiro de tênis de mesa
Giulia Takahashi com o troféu do Absoluto A do TMB Platinum de Chapecó - Fotos - Dhavid Normando/FVimagem.com/CBTM/@dhavidnormandofotografia

O começo não foi como Giulia Takahashi queria, mas a virada veio de forma fulminante na final, bem como seu segundo título brasileiro, agora conquistado no TMB Platinum de Chapecó, em Santa Catarina. Na partida decisiva do Absoluto A, realizada no sábado (14), a mesatenista paulista sagrou-se bicampeã ao derrotar a gaúcha Victória Strassburger, pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 7/11, 11/9, 11/4 e 11/2.

Giulia, de 19 anos, já tinha conquistado seu primeiro título brasileiro no Absoluto A do TMB Platinum de São Paulo no ano passado e repetiu a dose em 2024. No caminho para a final, a bicampeã venceu Beatriz Kanashiro, também de virada, também por 3 a 1 (7/11, 11/7, 11/9 e 11/5). Por sua vez, Victória Strassburger derrotou Beatriz Fiore com um 3 a 1 (11/7, 11/4, 7/11 e 11/8). As duas Beatriz ficaram com o bronze do Absoluto A.

No masculino,  o carioca conquistou seu 1º título brasileiro ao derrotar o tricampeão Vitor Ishiy na grande final, pelo placar de 3 sets a 1.

A torcida lotou a arquibancada, vibrou com cada ponto e foi ao delírio com a primeira conquista brasileira no Absoluto A de Allan Sarmento, que encarou um dos mesatenistas mais vitoriosos do Brasil e saiu vencedor.

No caminho do título, Allan encarou e venceu Thiago Pradella na semifinal, pelo placar de 3 a 0 (11/9, 11/7 e 11/9), enquanto Vitor Ishiy, pelo mesmo placar (11/9, 11/5 e 11/8) derrotou Nicolas Andrade. Nicolas e Pradella terminaram com o bronze do Absoluto A masculino.

Giulia mais uma vez!

A final feminina começou equilibrada até o 3 a 3, mas Victória emendou cinco pontos seguidos e abriu uma vantagem confortável. Giulia cometeu erros em sequência, não conseguiu mais tirar a desvantagem no placar e perdeu o primeiro set por 11 a 7.

A segunda parcial foi a mais disputada, com as duas mesatenistas se alternando na liderança do placar e com muitas igualdades. Só que após o 9 a 9, Giulia emendou dois pontos e, em um erro de Victória, fechou o segundo set e empatou a partida.

Com muita confiança, Giulia voltou acelerando demais no começo dos pontos, tirando o ritmo de Victória, que passou a atrasar os movimentos e tomou um 6 a 0. Sem poder de reação frente ao volume da adversária, a mesatenista gaúcha não se achou mais dentro do set e perdeu por 11 a 4.

Atacando com muita precisão, Giulia já começou o quarto set com um 4 a 0. Victória pediu um tempo para esfriar os ânimos, só que Giulia seguiu muito quente, devolvendo tudo e finalizando na menor brecha. De forma arrasadora, a mesatenista paulista fez 11 a 2 e sagrou-se bicampeã brasileira de tênis de mesa. 

O primeiro de Allan!

Ponto lá e ponto cá, assim começou a final do Absoluto A masculino. Nenhum dos dois mesatenistas conseguiu abrir vantagem e a tensão inicial prevalecia. Ishiy chegou a abrir 8 a 6, mas Allan desandou a fazer pontos, emendou cinco pontos em sequência e saiu na frente com um 11 a 8.

Sem muito para se lamentar, Ishiy voltou mais agressivo, de cara já abriu uma vantagem de seis pontos, se soltou na mesa principal e igualou a partida com um 11 a 4.

No terceiro set, Allan abriu uma pequena vantagem e foi se mantendo à frente. Ishiy chegou a encostar em alguns momentos, mas não conseguiu igualar em pontos, e viu seu adversário fechar em 11 a 8.

Na quarta parcial, o momento era todo de Allan, Ishiy não se abalou e os dois atletas seguiram em igualdade até o 6 a 6. Mas dois erros seguidos de Ishiy foram cruciais para a definição do título. Allan aproveitou, abriu vantagem e, com uma casquinha muito cruel, fechou o jogo com um 11 a 8.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS ALESSANDRO REGO DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »