16/12/2024 às 01h20min - Atualizada em 17/12/2024 às 08h06min

Brasil Ride ganha selo comemorativo pelos 15 anos da maior MTB Stage Race Premium do mundo

O evento reuniu autoridades e esportistas soteropolitanos; a Ultramaratona será realizada em outubro de 2025

YGOR RESENDE
www.brasilride.com.br
Entre os convidados, atletas do ciclismo e representantes da Federação Baiana de Ciclismo estiveram homenageando a Brasil Ride pelos 15 anos de história no Esporte (Créditos: Yago Matheus/ Ascom Gov BA)

A Brasil Ride –  maior e mais importante competição internacional de mountain bike realizada na Bahia e no Brasil -, ganhou selo comemorativo de 15 anos em solenidade nesta quinta-feira, 12, no Hotel Fiesta, na Capital Baiana. No local estiveram reunidos atletas, representantes da Ultramaratona, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Secretaria de Turismo (Setur), entre outras autoridades.

 

Na ocasião também foi anunciada a 15ª edição do evento, que será realizado de 19 a 26 de outubro de 2025, em Arraial D’Ajuda (Porto Seguro) e Guaratinga. A competição ganhará ainda mais relevância com o fortalecimento de iniciativas, como programas de inclusão esportiva para jovens, ações de reflorestamento e neutralização de carbono e campanhas de conscientização ambiental. Além dessas ações, a ultramaratona também realiza ações sociais nas cidades-sede.

 

Prova - A prova é realizada na Bahia desde 2010 e, desde então, tem contribuído para consolidar o Estado como referência no cenário esportivo e turístico internacional, impactando também a economia das comunidades locais, gerando emprego e renda. Somente em 2024, a Brasil Ride movimentou R$ 13 milhões na região, reunindo cerca de 30 mil atletas, 32 países e mais de 300 municípios. 

 

Segundo o Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, nestes quase 15 anos de história foram injetados mais de R$ 80 milhões nas economias locais das cidades baianas que receberam a competição, que começou no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, e que há 10 anos é sediado na Costa do Descobrimento, extremo sul do Estado. Com duração de 7 dias, a ultramaratona atualmente recebe aproximadamente 500 atletas. A competição ainda inclui a Maratona dos Descobrimentos, evento que coroa a última etapa da Brasil Ride e que abarca mais de 1,5 mil atletas amadores.

 

“É sempre uma luta, mas uma luta que dá resultados. O ciclismo não representava nem 10% no Estado quando comecei a Brasil Ride e hoje temos o maior evento do Brasil aqui. São mais de 340 pessoas trabalhando durante a competição, além dos cerca de 3 mil empregos indiretos e a movimentação turística nos 7 dias de competição”, disse Mário Roma. Ele exalta um dos números expressivos e imponentes da competição:  as 5,7 mil refeições servidas durante a semana de prova em 2024. 

 

Participante - Um dos atletas presentes na solenidade, Hugo Coelho, beneficiário do programa FazAtleta e atual campeão baiano e vice-campeão brasileiro de MTB na categoria master A2, disse que a ultramaratona é uma oportunidade de competir com grandes nomes do esporte brasileiro e do mundo. Ele frisou, ainda, que o Governo do Estado tem importante papel no fomento à participação dos atletas baianos através de programas de incentivo. 

 

“É na Brasil Ride que a gente tem a oportunidade de competir com atletas do mundo todo. Para nós, como atleta, superar provas como Brasil Ride é um privilégio. São sete dias de competição, com uma estrutura gigantesca. A gente passa três dias em uma fazenda com 500 barracas, refeitório e serviços. É uma vivência do mountain bike diferenciada. É top demais”, disse.

 

Segundo o Secretário da Setre, Davidson Magalhães, o lançamento do selo de 15 anos do Brasil Ride, a um ano da próxima edição do evento, tem o objetivo de antecipar as ações de apoio do Governo articuladas com o turismo. “Já participei [como observador] duas vezes. É uma experiência inusitada, com um nível de organização de dar inveja. Isso é muito importante para o Estado. Mexe com a qualificação e envolvimento da comunidade e a economia local. A Brasil Ride é um legado de incentivo para a prática do esporte na Bahia”, disse o secretário.

 

Turismo - O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressaltou que a atividade turística deve ser encarada de forma transversal e que um evento esportivo de sucesso como a Brasil Ride, com atletas de todo o Brasil e do mundo, movimenta o turismo na região de maneira consistente. “A Bahia tem um patrimônio natural, diversificado e a região conta com uma forte estrutura turística. Tem aeroporto ligando a outras regiões do País e tudo somado nos dá a possibilidade de que ocorra a Brasil Ride”, disse Bacelar. A Bahia lidera o turismo nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e eventos de peso, como os esportivos, ajudam a manter o Estado à frente de outros tradicionais destinos como o Rio de Janeiro”, declarou.

 

Estiveram presentes ainda à cerimônia, endossando o evento e as ações afirmativas do Governo e da Brasil Ride, as deputadas estaduais e ‘madrinhas’ da Brasil Ride, Claudia Oliveira e Olívia Santana; o deputado federal Daniel Almeida, representantes da Sudesb, Setre, Setur, Secretaria de Educação, Federação Baiana de Ciclismo, e convidados. 

 

Selo – A CEO da Brasil Ride, Andrea Roma explicou sobre a concepção do selo comemorativo e as novidades para os atletas em 2025, que terão 2 modelos de jerseys para escolher e usar durante a Ultramaratona. “O selo comemorativo reflete a essência da Brasil Ride: inovação e respeito às tradições. O design celebra as cidades-sede e reflete o movimento transformador que a Ultramaratona apresenta. Os 15 anos também é marcado por Jerseys exclusivas, criadas para simbolizar o espírito de superação e pertencimento, homenageando a conexão dos atletas com os percursos e a paixão pelo mountain bike, reafirmando o orgulho de fazer parte dessa história épica”, finalizou.

 

Bradesco apresenta a Brasil Ride Bahia 2024. Patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles e Unidas – Aluguel de carros, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.

 

Para saber tudo o que rola na Brasil Ride, siga também os outros canais: 

SITE: brasilride.com.br

INSTAGRAM: instagram.com/brasilride

FACEBOOK: facebook.com/BRASILRIDE

 

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YGOR GABRIEL RESENDE DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.