Na noite de ontem (10/12), a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) recebeu o importante Prêmio Direitos Humanos 2024, na subseção Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Bauru (SP).
A Banda de Sopros da ABDA Filarmônica, divisão musical da entidade, abriu a cerimônia de entrega com diversas canções que encantaram a todos os presentes.
O mantenedor da ABDA, Cláudio Zopone, foi quem recebeu a honraria, representando a instituição. Criado em 2007 por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da OAB Bauru, o Prêmio reconhece, anualmente, uma organização e uma pessoa física que se destacaram no ano anterior na defesa dos direitos humanos. Os troféus "Dr. Gastão de Moura Maia Filho" e "Fábio Francisco Ferreira Bento" levam os nomes dos patronos da premiação pelas relevantes atuações no campo jurídico e de direitos humanos.
A ABDA recebeu o troféu "Dr. Gastão de Moura Maia Filho" pelo atendimento prestado filantropicamente a mais de 3.500 crianças e adolescentes de Bauru e, desde 2021, também na cidade de Pederneiras. A ABDA oferece, desde 2010, aulas gratuitas de natação, paranatação, polo aquático e atletismo. Na instituição, as crianças têm também aulas de música, sala de informática, reforço escolar, inglês, grupo de leitura, atendimento com assistente social e dentistas e bolsa de estudos por mérito para atletas.
“É uma honra para a ABDA receber este prêmio de uma entidade tão importante quanto a OAB Bauru. Acreditamos que a gratidão é uma virtude fundamental nos dias de hoje. Com gratidão recebemos a honraria que nos impulsiona a continuarmos com nosso trabalho, que costumo chamar de ‘paternidade coletiva’”, disse Cláudio Zopone, após o evento.
+VEJA MAIS: fotos da cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos OAB na GALERIA
Outro homenageado da noite, com o troféu "Fábio Francisco Ferreira Bento" foi Clodoaldo Meneguello Cardoso, professor aposentado do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele recebeu o prêmio por sua atuação no campo dos Direitos Humanos. O professor também coordenou o Observatório de Educação em Direitos Humanos e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Educação.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Foto: Da esq. para dir: Márcia Regina Negrisoli Fernandez Polettini (presidente da OAB/Bauru), Cláudio Zopone, Clodoaldo Meneguello Cardoso e Daniela de Carvalho Guedes Bombini (presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Bauru) - crédito: Flávio Guedes
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SHEILA TEIXEIRA JUNQUEIRA
[email protected]