29/11/2024 às 11h38min - Atualizada em 30/11/2024 às 08h02min

As empresas podem ser agentes de transformação para a conscientização racial e a diversidade

Por Damaris Dias, gerente de Pessoas e Cultura do Hub de Negócios e Comunicação Gotcha e da GT7, Unidade de Negócios do Grupo TODOS Internacional

NAYARA CAMPOS
Divulgação GT7

A desigualdade racial no Brasil é um desafio que ainda se reflete de forma significativa na diferença de renda, isso porque trabalhadores negros ganham, em média, quase 40% menos do que os não negros. O dado é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e expõe a urgência de iniciativas que promovam a equidade racial e a diversidade, especialmente no ambiente corporativo.

Com a chegada da Geração Z ao trabalho, temas como diversidade, equidade e inclusão passam a ser ainda mais decisivos para as empresas, visto que, conforme pesquisa realizada pela Deloitte, 83% dos jovens desta geração valorizam carreiras que tenham propósito e aspiram por um futuro em que aspectos como diversidade e inclusão, sustentabilidade ambiental e social sejam efetivamente concretizados. De acordo com a ONU, a Gen Z, que compreende os nascidos entre 1997 e 2012, representa cerca de 32% da população global. No Brasil, o IBGE aponta que esse grupo representa 47 milhões de pessoas, das quais 48% estão inseridas no mercado de trabalho.

O engajamento das empresas é fundamental para reverter o cenário de desigualdade racial e contribuir para uma sociedade mais justa. Adotar práticas que incentivem a inclusão e combatam o preconceito estrutural, além de ser uma oportunidade de impulsionar a inovação e a produtividade, é uma questão de responsabilidade social.

 
  1. Políticas de diversidade e inclusão racial
    Empresas devem estabelecer políticas claras e abrangentes, evidenciando o compromisso com a equidade em todas as áreas. Desde o recrutamento até a promoção de talentos, essas diretrizes devem assegurar oportunidades iguais e criar mecanismos para monitorar e reduzir as desigualdades existentes.

 
  1. Treinamentos e campanhas de conscientização
    Palestras pontuais são importantes, mas programas contínuos de treinamento, workshops interativos e campanhas internas ajudam a desconstruir preconceitos inconscientes e promover a empatia de forma consistente. Essas iniciativas criam um ambiente onde todos os colaboradores se sintam respeitados e valorizados.

 
  1. Recrutamento e seleção inclusivos

Para garantir a representatividade, é importante diversificar as fontes de recrutamento, buscando talentos em universidades, comunidades e organizações que atendem grupos sub-representados. Boas práticas incluem a adoção de currículos anônimos e o treinamento de recrutadores para identificar e evitar vieses inconscientes. É importante treinar os recrutadores para identificar e evitar preconceitos inconscientes e para que o foco seja nas competências.

 
  1. Liderança comprometida com a inclusão
    Líderes devem ser os maiores defensores da diversidade, promovendo discussões abertas, tomando medidas concretas e mentorando profissionais negros para apoiar seu desenvolvimento e ascensão na empresa. A liderança deve ser o principal agente da inclusão, promovendo e participando de conversas sobre o tema e demonstrando, com suas ações, um compromisso com a diversidade. Isso inclui reconhecer talentos de diferentes origens, oferecer oportunidades iguais de desenvolvimento e construir um ambiente em que todos se sintam valorizados.

 
  1. Criação de comitês de diversidade
    Comitês internos compostos por colaboradores de diferentes origens podem atuar como agentes de mudança. Além de promover eventos e debates, esses grupos podem monitorar o progresso da empresa em relação às metas de inclusão e auxiliar na revisão de políticas internas.

 

Ao implementar essas ações, as empresas se aproximam da criação de ambientes de trabalho mais justos, éticos e produtivos, onde os colaboradores possam se sentir parte integrante do time. As organizações também tornam-se mais atrativas para talentos diversos e fortalecem sua reputação como empresas comprometidas com a responsabilidade social e a igualdade.


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NAYARA CAMPOS DA SILVA
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