Defesa Civil de SP intensifica prevenção diante de previsão de ventos de até 100 km/h
Gabinete de crise será montado para monitorar áreas vulneráveis; Baixada Santista e Litoral Norte estão entre as regiões mais afetadas, com riscos de deslizamentos e interrupção de serviços.
Redação - Itaquera em Notícias
24/10/2024 08h20 - Atualizado há 3 meses
Divulgação / Agência SP (GOV.SP)
A Defesa Civil de São Paulo intensificará as medidas de prevenção e monitoramento devido à previsão de chuvas e ventos que podem ultrapassar 70 km/h no estado. Um gabinete de crise foi montado para operar entre hoje (24) e sexta-feira (25), reunindo representantes das forças de segurança e concessionárias de serviços públicos, com o objetivo de garantir uma resposta rápida em casos de emergência.
Segundo o boletim meteorológico, um sistema no Sul do país favorece rajadas de vento intensas, especialmente na Baixada Santista e na Região Metropolitana de São Paulo. A Defesa Civil concentrará ações preventivas nessas áreas, principalmente em regiões vulneráveis a deslizamentos, alagamentos e descargas elétricas.
Na Baixada Santista, os ventos podem chegar a 100 km/h, enquanto no Litoral Norte, a previsão é de 90 km/h. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) alerta que o serviço de balsas na Baixada e na travessia São Sebastião/Ilhabela poderá ser afetado. O Departamento Hidroviário monitora as condições climáticas para garantir a segurança dos usuários.
A Defesa Civil também reforça orientações de segurança à população, como evitar áreas abertas e objetos altos, além de cuidados com ventos fortes e áreas de risco. Os moradores podem se cadastrar para receber alertas de desastres via SMS ou WhatsApp, enviando o CEP para o número 40199 ou iniciando o cadastro no WhatsApp com o número (61) 2034-4611.
FONTE: Informações: Agência SP (GOV.SP)