Escola Doutores da Alegria lança edital para 11ª turma do Programa de Formação em Palhaçarias Para Jovens


Com formato renovado para atender às necessidades do mercado atual, curso tem duração de até dois anos. Inscrições podem ser feitas online até o dia 28 de fevereiro de 2025.

LúCIO NUNES
22/01/2025 13h18 - Atualizado há 21 horas
Escola Doutores da Alegria lança edital para 11ª turma do Programa de Formação em Palhaçarias Para Jovens

Divulgação/Doutores da Alegria

Está aberto até o dia 28 de fevereiro o edital de seleção para a 11ª turma do PFPJ - Programa de Formação em Palhaçarias Para Jovens, da Escola Doutores da Alegria, em São Paulo (SP).

As inscrições são gratuitas, com até 25 vagas disponíveis, e podem ser feitas por meio de formulário online, no link bit.ly/pfpj11. Reafirmando seu compromisso em colaborar com políticas públicas que promovem inclusão e diversidade, a organização destinará 50% das vagas a pessoas negras, indígenas, pessoas transgênero, pessoas com deficiência e pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+.

O PFPJ é um curso gratuito de longa duração, que pode se estender até dois anos e 1760 horas/aula. A iniciativa oferece aprofundamento e desenvolvimento na linguagem das palhaçarias para jovens em situação de vulnerabilidade social e é uma das poucas disponíveis no Brasil. O público-alvo são jovens de 20 a 29 anos com alguma experiência artística, que tenham ou estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública de ensino.

Reformulado para atender melhor às demandas e necessidades do mercado atual, o PFPJ terá aulas diárias de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, em local a confirmar na cidade de São Paulo (SP), a partir de 1 de abril de 2025. No primeiro ano, a matriz curricular contempla a formação básica, funcionando como pré-seleção para o segundo ano, de desenvolvimento da linguagem da palhaçaria. Os alunos receberão lanche e vale transporte como forma de acessibilidade ao curso.

Seis eixos temáticos são trabalhados, divididos pelas matérias: ludicidade, sonoridades, narratividades, habilidades, oportunidades e contextualidades, que vão auxiliar na composição e escolhas  de matérias que compõem a matriz curricular de cada módulo do curso.

Seleção

O processo de seleção dos alunos pela Escola Doutores da Alegria consiste primeiramente na avaliação da documentação, seguida de oficinas artísticas e entrevistas sociais realizadas por um profissional da assistência social da instituição. A cada etapa, os selecionados serão divulgados, até a lista final.

A seleção ou a participação no PFPJ  não está relacionada à seleção para o elenco da associação Doutores da Alegria. Mais informações no site www.doutoresdaalegria.org.br  ou pelo e-mail [email protected]

Histórico do Programa

O FPJ completou 20 anos em 2024 e, por ser gratuito e financiado por leis de incentivo à cultura e por instituições públicas e privadas que têm garantido a sua continuidade, tem atraído jovens de São Paulo e de outros estados pelo crescente interesse numa formação que garanta a entrada no mercado artístico.

Nesses 20 anos de existência, o PFPJ já formou cerca de 300 estudantes. Hoje, 80% dos estudantes formados atuam no mercado, em suas comunidades de origem, em grupos e companhias de circo e de palhaços, no teatro, na TV, no cinema e em algumas organizações que também atuam em hospitais. Com a continuidade de suas pesquisas e atividades artísticas, as pessoas formadas mudam a realidade pessoal, familiar e social em que vivem. Muitos são referências para os mais jovens, que buscam conhecimento e qualidade de formação.

A troca de experiências entre os artistas e a interação com o público abrem caminho para a reflexão da arte e seu papel na sociedade, revelando o pensamento de uma escola comprometida em formar e difundir com excelência a linguagem do palhaço. Nessa busca, os jovens e a Escola Doutores da Alegria dão um passo importante para reforçar uma nova geração de artistas.

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Mais informações em: www.doutoresdaalegria.org.br

 

Doutores da Alegria

ESCOLA DOUTORES DA ALEGRIA

PFPJ - Programa de Formação em Palhaçarias Para Jovens

Edital de Seleção para a 11ª Turma

Inscrições até 28 de fevereiro de 2025

Formulário online em bit.ly/pfpj11


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »