Cris Pauluk é uma confeiteira e mentora renomada no Vale do Ribeira.
Cris Pauluk
Massa:
100 ml de suco de laranja
400 ml de leite gelado
20 g de fermento biológico seco
200 g de manteiga
6 g de sal
200 g de açúcar
Raspas de 1 laranja
2 ovos inteiros
6 gemas
54 g de mel
1 kg de trigo
Recheio:
750 g de gotas de chocolate
Modo de Preparo:
Junte todas os ingredientes no liquidificador exceto o trigo e bata até misturar. Apenas 1 minutinho.
Despeje numa tigela e acrescente o trigo. Misture bem até incorporar, despeje numa superfície e agora mãos na massa. O segredo é sovar sem acrescentar muito mais trigo. O quanto menos trigo for colocado a mais do que o indicado melhor ele ficará. Empurre com a palma da mão e puxe. Junte com uma espátula e repita o processo até a massa ficar bem lisinha. Deixe crescer até dobrar de tamanho.
Essa receita rende 6 chocotones de 500 g ou 3 de 1 kg.
Eu sugiro que divida a massa primeiro nas porções e porcione tb o chocolate pra que cada chocotone tenha a mesma quantidade de chocolate. Uma outra opção seria substituir parte do chocolate por nozes, cereja picada, avelãs torradas. Use sua imaginação.
Abra a massa bem fina, acrescente o recheio enrole tipo rocambole e amasse levemente apenas pra agregar o recheio na massa. Coloque numa forma pra panetone e deixe crescer.
Essa massa pode demorar até 12 horas pra crescer. Depende muito do clima. Quanto mais demorar melhor. Então não tenha pressa. O leite gelado garante uma fermentação mais lenta. Isso fará que a massa fique muito mais suculenta e sem gosto de fermento.
Quando estiver crescido misture parte das claras que sobraram com açúcar de confeiteiro até ficar bem grosso. Depende muito do tamanho das claras mais aproximadamente 400g de açúcar pra 150 g de clara. Jogue em cima do chocotone e leve pra assar. Forno baixo 150 graus por 50 minutos. Se você tiver um termômetro espeto vc pode utilizar pra conferir se está assado. A temperatura interna deve estar entre 92 e 98 graus. O forno tem que estar baixo.