Prefeitura de São Paulo amplia rede de proteção com entrega de segunda unidade móvel para mulheres

Equipamento itinerante oferece acolhimento psicológico e jurídico em áreas descentralizadas; iniciativa reforça as ações do Protocolo Não Se Cale contra a violência de gênero.

Por Redação-Itaquera em Notícias
3 Min

Prefeitura de São Paulo amplia rede de proteção com entrega de segunda unidade móvel para mulheres
Imagem: Divulgação / SMADS - Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo entregou, nesta quarta-feira (17), a segunda Unidade Móvel “Mulheres e Meninas”, equipamento itinerante voltado ao atendimento especializado de vítimas de assédio e violência. A entrega ocorreu durante o seminário “Violência de Gênero”, realizado no Edifício Matarazzo, e marca a ampliação da rede de proteção coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O novo equipamento faz parte do Protocolo "Não Se Cale" e visa descentralizar o atendimento, alcançando regiões distantes dos serviços fixos. A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliana Gomes, ressaltou a importância da atuação territorial: “Imaginem essa van chegando à periferia, onde muitas mulheres enfrentam diariamente a violência, a falta de acesso à informação e a distância dos serviços públicos. Essa van não leva só atendimento: ela leva acolhimento, escuta qualificada e proteção”, afirmou.

A unidade oferece suporte jurídico, psicológico e social, além de realizar palestras e rodas de conversa sobre os direitos das mulheres. Segundo Regina Santana, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a estrutura conta com profissionais especializados para garantir o suporte necessário: “Essa van tem uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo e atendimento jurídico realizado por uma advogada, tudo isso por uma empresa contratada especializada no atendimento à mulher”.

Desde a implementação da primeira unidade, em março de 2025, o serviço tem percorrido todas as regiões da capital e marcado presença em grandes eventos, como a Virada Cultural e o GP São Paulo. Com o reforço da segunda van, a prefeitura já programou a presença do serviço no Réveillon da Avenida Paulista, consolidando a estratégia de oferecer acolhimento humanizado e sigiloso em locais de grande circulação.

Atualmente, a rede municipal de proteção às mulheres conta com 32 equipes especializadas e diversos pontos de apoio, incluindo centros de referência e postos avançados em estações de metrô e terminais de ônibus. A operação das duas unidades móveis agora ocorre de terça a sábado, integrando um sistema que inclui desde casas de acolhimento com funcionamento 24 horas até serviços de orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção.


Notícias Relacionadas »