São Paulo alcançou um marco inédito em sua gestão ambiental ao atingir 96,5 pontos no ciclo 2024-2025 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado. O resultado, anunciado nesta terça-feira (9), garantiu à capital paulista a certificação ambiental, o primeiro lugar na categoria de municípios com mais de 500 mil habitantes e, pela primeira vez, o prestigioso Prêmio Governador Franco Montoro.
O PMVA, estabelecido em 2007, é uma avaliação anual da eficiência da gestão ambiental dos municípios paulistas, baseada no cumprimento de dez diretivas essenciais. Para obter a certificação, é necessário alcançar um mínimo de 75 pontos. Neste ciclo, a capital paulista obteve nota máxima em oito das dez áreas avaliadas, que incluem Governança Ambiental, Adaptação às Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar e Mitigação de GEE, Biodiversidade, Arborização Urbana, Recursos Hídricos e Zoneamento Ecológico-Econômico.
Durante a cerimônia, o prefeito Ricardo Nunes enfatizou o significado do reconhecimento: “Essa conquista é o reconhecimento do trabalho de muita gente. Mais de mil ônibus elétricos, 54% de áreas de cobertura vegetal, mais de 120 mil árvores plantadas só neste ano, inventário arbóreo, tantas e tantas ações que nós desenvolvemos, a ampliação dos parques, e a nossa cidade está premiada com a primeira colocação”.
A pontuação histórica consolida a trajetória de melhoria da capital na agenda ambiental. Após saltar da 459ª para a 259ª colocação no ranking entre 2019 e 2020, cumprindo a meta de seu Programa de Metas, a cidade finalmente superou o mínimo para certificação neste ciclo de 2024. O desempenho da cidade também se reflete em premiações internacionais, como o reconhecimento da ONU como “Cidade Árvore do Mundo” e o prêmio Local Leaders Awards, da Bloomberg Philanthropies, pela eletrificação da frota de ônibus, recebido na COP30.
O sucesso no PMVA é atribuído à coordenação de diversas áreas da Prefeitura. A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente liderou o processo, submetendo 122 documentos comprobatórios e articulando ações com a SP Regula e outras 12 secretarias, abrangendo desde Gestão e Mudanças Climáticas até Mobilidade e Transporte e Saúde.
Para o secretário Rodrigo Ashiuchi, o desempenho reforça o papel de São Paulo como referência. “Esse resultado histórico demonstra o compromisso permanente da cidade com políticas ambientais baseadas em planejamento, técnica e integração entre as áreas da Prefeitura.” A certificação atesta o conjunto de políticas implementadas pelo município para aumentar sua resiliência e preparo frente aos efeitos das mudanças climáticas.