Otimismo com economia brasileira cresce, mas bolso ainda preocupa

Brasileiro sente 'respiro' na economia, mas situação financeira pessoal e medo do desemprego são um alerta

MILENA OLIVEIRA
15/10/2025 10h09 - Atualizado há 5 horas

Otimismo com economia brasileira cresce, mas bolso ainda preocupa
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A percepção dos brasileiros sobre a economia do país deu um "respiro" em setembro, aponta a mais recente pesquisa "What Worries the World", da Ipsos. O estudo mostra uma queda na avaliação "ruim" da economia, de 70,6% em julho para 62,5%, e um aumento no otimismo para os próximos seis meses, com 52,5% acreditando que a economia estará mais forte. Contudo, essa melhora macroeconômica ainda não se reflete na mesma velocidade na vida pessoal dos cidadãos, com quase 7 em cada 10 (67,9%) considerando sua situação financeira pessoal "fraca" e o receio de perder o emprego apresentando tendência de alta.

A pesquisa, realizada com 25.775 adultos em 30 países, revela um cenário de contrastes no Brasil. Enquanto a visão sobre o futuro da economia nacional melhorou, com a expectativa de uma economia mais forte subindo 5 pontos percentuais desde julho, a realidade financeira individual permanece estagnada.


Um dos principais pontos de atenção é o crescente receio de perder o emprego nos próximos 6 meses, que aumentou de 23,7% em julho para 29,5% em setembro. Esse indicador pode impactar diretamente a confiança do consumidor nos próximos meses.

Destaques da Pesquisa:
  • Geração X Cética: Este grupo se destaca por ser o único que ainda não acredita em melhoras na situação econômica do país e está entre os mais preocupados com a perda do emprego (31,5%).
  • O Paradoxo da Classe Baixa: Apesar de ser a faixa da população mais preocupada com a perda do emprego (49,8%), é também uma das mais otimistas em relação à sua situação financeira pessoal futura, com 74,2% acreditando em melhora nos próximos 6 meses.
  • Otimismo Feminino e Jovem: As mulheres (75,5%) e a Geração Z (77,3%) estão entre os mais otimistas sobre a melhora da situação financeira pessoal futura.
"Os dados de setembro mostram um interessante descompasso: uma luz de otimismo no cenário macroeconômico que ainda não aqueceu o bolso do consumidor. O aumento do receio de perder o emprego é um sinal de alerta que precisa ser monitorado de perto, pois indica que a melhora percebida na economia ainda parece distante da realidade diária de muitas famílias", analisa Rafael Lindemeyer, diretor sênior de clientes da Ipsos.

Informações Adicionais:
A pesquisa "What Worries the World" é um estudo mensal realizado pela Ipsos em 30 países, que monitora as principais preocupações dos cidadãos. Os dados de setembro foram coletados entre 22 de agosto e 5 de setembro de 2025.


Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.
 

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MILENA OLIVEIRA CRUZ
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