O Circuito Nelore de Qualidade 2025 passará por sede da Friboi em Alta Floresta (MT) no próximo dia 9 de outubro. Lá, 800 animais serão avaliados na 23ª etapa nacional da iniciativa, que é uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
“A expectativa para a etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Alta Floresta é muito positiva, refletindo o comprometimento dos pecuaristas da região. A avaliação dos animais reforça a importância da cidade na pecuária de Mato Grosso e contribui muito no crescimento da raça Nelore”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
O Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 34 milhões de cabeças de gado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a cidade de Alta Floresta, apresenta aproximadamente 691 mil animais, sendo muito importante para a pecuária do estado.
"A etapa de Alta Floresta do Circuito Nelore de Qualidade é uma vitrine do excelente trabalho de melhoramento genético que os pecuaristas da região têm realizado. Esperamos avaliar animais jovens, pesados e com bom acabamento de carcaça, refletindo o compromisso dos produtores com a qualidade, a eficiência e a sustentabilidade”, afirma o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Alexandre El Hage.
Contatos para inscrições
Para participarem do Circuito Nelore de Qualidade em Alta Floresta, os pecuaristas devem entrar em contato com o frigorífico através dos seguintes contatos: (66) 99252-0588 – Adriano Tatinha; ou (66) 99602-2599, para falar com Bruno Bocchi.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
13, 14 e 15/10 – Diamantino (MT)
18/10 – Marabá (PA)
21 e 22/10 – Santa Cruz de la Sierra (BO)
27, 28 e 29/10 – Mozarlândia (GO)
30/10 – Itapetinga (BA)
04/11 – Andradina (SP)
04/11 – Naviraí (MS)
06 e 07/11 – Imperatriz (MA)
10/11 – Santana do Araguaia (PA)
12/11 – Casa de Tábua (PA)
14/11 – Redenção (PA)
18/11 – Campo Grande (MS) – Unidade II da Friboi
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BATISTA DE CARVALHO
[email protected]