Finger Food ganha espaço e se consolida como tendência em todos os tipos de eventos

Antes restrito a coquetéis, o modelo de servir em pequenas porções conquistou festas infantis, recepções e até eventos corporativos, valorizando a experiência dos convidados

MXP COMUNICAÇÃO
09/10/2025 14h24 - Atualizado há 13 horas

Finger Food ganha espaço e se consolida como tendência em todos os tipos de eventos
Divulgação

O que antes era um hábito reservado a coquetéis e festas em pé, com garçons volantes circulando entre os convidados, tornou-se uma das principais tendências gastronômicas do mercado de eventos. O formato Finger Food, que consiste em servir pequenas porções de pratos em potinhos ou unidades individuais, caiu no gosto popular e hoje está presente em festas infantis, batizados, recepções, eventos corporativos e encontros sociais dos mais variados perfis.

Para a chef Tati Porcari, proprietária do buffet Fala Que Eu Cozinho (FQC), o sucesso desse modelo está na pluralidade e na experiência que proporciona.

“O Finger Food permite trazer um pouco de tudo o que o buffet oferece, servido em pequenas porções, com cuidado e apresentação. É uma forma de surpreender e, ao mesmo tempo, tornar o evento mais dinâmico e envolvente”, explica.

A adesão crescente tem explicações claras: o modelo oferece versatilidade de cardápio, amplia as possibilidades de combinações dentro de um mesmo menu e permite agradar públicos com preferências diferentes. Além disso, facilita a logística dos eventos, ao promover uma experiência mais fluida e interativa para os convidados.

Na prática, o Finger Food traz a comida até as pessoas, dispensando a necessidade de mesas fixas e filas de buffet. Os pratos, que vão de entradas e petiscos ao prato principal e até sobremesas, são servidos de forma contínua e elegante, permitindo que os convidados conversem, circulem e aproveitem o evento enquanto degustam diferentes preparações.

No Fala Que Eu Cozinho, buffet de alta gastronomia da região de Campinas que atende diversos segmentos do mercado, a procura por esse tipo de menu cresceu significativamente nos últimos meses, ultrapassando os 200%. A tendência se consolidou também em eventos realizados durante o dia, mostrando que o formato caiu no gosto do público e passou a ser uma das principais escolhas dos clientes.

Segundo Tati, a configuração atual dos eventos, com espaços mais integrados e foco na experiência, impulsiona a escolha por cardápios versáteis, que acompanham o ritmo dos convidados. “As pessoas querem viver momentos, conversar, se divertir, aproveitar o ambiente. O Finger Food entra como um aliado dessa experiência, sem engessar a dinâmica do evento”, completa.

Com esse novo olhar sobre a gastronomia em eventos, o Finger Food deixou de ser um detalhe para se tornar protagonista, influenciando a forma de receber e de viver os encontros. A tendência, antes restrita aos coquetéis, agora está definitivamente incorporada ao dia a dia de diferentes tipos de celebrações e tudo indica que veio para ficar.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIKO DA CUNHA MAGALHAES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.