São Paulo iniciou nesta quarta-feira (8) a fase de testes de um novo ônibus superarticulado 100% elétrico, que deverá integrar o sistema municipal de transporte público. O veículo, do modelo Caio Millennium eBRT, será utilizado no futuro Corredor Verde da Avenida Nove de Julho e passa por ensaios e avaliações conduzidos pela SPTrans antes de ser incorporado à frota.
Com 22,7 metros de comprimento, o ônibus possui chassi BYD e recursos tecnológicos voltados à sustentabilidade e ao conforto dos passageiros, como ar-condicionado, conexões USB, rede Wi-Fi e itens de acessibilidade. A adoção do modelo faz parte do processo de ampliação da frota de coletivos não poluentes da capital, que atualmente conta com 961 veículos elétricos.
O Corredor Verde da Avenida Nove de Julho prevê a modernização de 12 estações de embarque e desembarque e a implantação de estruturas sustentáveis, como painéis fotovoltaicos e áreas de paisagismo. As paradas contarão ainda com sensores climáticos, painéis informativos e câmeras integradas ao sistema de monitoramento urbano.
A iniciativa integra o programa de mobilidade sustentável da Prefeitura de São Paulo, que busca reduzir as emissões de poluentes e ampliar o uso de energia limpa no transporte público. Novos corredores com características semelhantes estão em estudo para outras regiões da cidade.