Prefeitura de São Paulo e Polícia Federal firmam acordo para uso do Smart Sampa

Parceria de dois anos permitirá acesso da PF ao sistema de videomonitoramento da cidade para reforçar investigações e ações contra o crime.

Redação - Itaquera em Notícias
03/10/2025 15h02 - Atualizado há 1h

Prefeitura de São Paulo e Polícia Federal firmam acordo para uso do Smart Sampa
Imagem: Divulgação / Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo e a Polícia Federal firmaram, nesta sexta-feira (3), um acordo de cooperação para integrar o sistema de monitoramento Smart Sampa às investigações da corporação. A iniciativa permitirá que equipes da PF atuem no centro de operações do sistema, localizado na região central da cidade, com acesso às câmeras e tecnologias já utilizadas na prevenção e combate à criminalidade no município.

O acordo terá duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogado. Além do compartilhamento de informações, está prevista a realização de treinamentos conjuntos e a definição de novos pontos de monitoramento em São Paulo. A medida busca ampliar a eficácia do sistema, que já apoia diferentes órgãos municipais e estaduais em ações de segurança pública.

O Smart Sampa, criado para integrar dados e imagens em tempo real, já é utilizado por instituições como a Polícia Civil, a Polícia Militar, a CET e a SPTrans. Segundo a Prefeitura, o sistema contribuiu para a recaptura de milhares de foragidos da Justiça e forneceu registros decisivos para a elucidação de inquéritos policiais. Atualmente, mais de 40 mil câmeras compõem a rede de monitoramento.

Com a nova parceria, a Polícia Federal poderá empregar a tecnologia também em investigações de alcance nacional e internacional. A expectativa da administração municipal é que a cooperação fortaleça a prevenção de crimes complexos, incluindo aqueles relacionados a organizações criminosas e a atuação de suspeitos estrangeiros em São Paulo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.