ALE Combustíveis reforça operação e investimentos em Minas Gerais

Estado concentra cerca de 400 postos revendedores da companhia e conta com cinco bases de armazenagem e distribuição em Betim, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia

JOãO MARCELO DE ALBUQUERQUE
06/10/2025 10h15 - Atualizado há 2 horas

ALE Combustíveis reforça operação e investimentos em Minas Gerais
ALE Divulgação
A ALE Combustíveis, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, pretende ampliar a rede de postos revendedores em Minas Gerais neste ano, além de apoiar os parceiros de negócios locais. O estado é o mais representativo do país para a companhia e concentra atualmente cerca de 400 postos com a bandeira ALE.

Em 2024, foram inaugurados 52 postos e, neste ano, já foram realizadas 22 inaugurações nas cidades de Alvorada de Minas, Carlos Chagas, Congonhas, Contagem, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Ibirité, Lontra, Mário Campos, Mirabela, Muriaé, Nova Lima, Paracatu, Passos, Pedras Maria da Cruz, Ponte Nova, Ressaquinha, Rio Acima, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Luzia e Senhora Do Porto. Até o fim do ano, a meta é seguir ampliando a rede de postos no estado.


O avanço é sustentado por uma robusta estrutura logística, com cinco bases ativas: Betim, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, que garantem eficiência no atendimento a todo o estado e a regiões vizinhas, como Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia. Apenas a base da ALE em Betim movimenta, em média, 84 milhões de litros por mês, opera praticamente 24 horas por dia e abastece aproximadamente 4 mil caminhões-tanque por mês. Em 2024 e 2025, a base recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões em equipamentos de segurança, incluindo alarmes de nível de tanque, radares de medição, equipamentos para carregamento e sistemas de combate a incêndio.

Com uma relevância econômica marcante e um importante papel no cenário energético brasileiro, Minas Gerais registrou recorde de comercialização de combustíveis em 2024, com mais de 17,4 bilhões de litros vendidos, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De janeiro a julho deste ano, o volume comercializado chegou a 10,2 bilhões de litros.

O CEO da ALE, Rafael Grisolia, ressalta a força do estado para os planos da companhia. "Minas Gerais é um pilar estratégico para a nossa empresa, tanto pela representatividade da nossa rede de postos quanto pela força logística que temos no estado, além de ter sido onde a marca ALE nasceu. Nosso objetivo é seguir investindo para ampliar nossa presença, estreitar relacionamento com os revendedores e oferecer soluções cada vez mais eficientes para o mercado", afirma.

Para reforçar a proximidade com os revendedores da rede e novos clientes, a ALE marcou presença no 18º Congresso de Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais do Minaspetro, nos dias 2 e 3 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. Patrocinadora oficial do evento, a companhia também destacou a importância estratégica do estado, onde tem 9,5% de market share no segmento de postos de combustíveis, segundo dados da ANP.

Durante o congresso, a ALE apresentou a proposta de valor completa para os revendedores em um estande que contou com apresentações sobre soluções de varejo, como A Esquina e ALE Express, e a linha de combustíveis Energy, composta por gasolina, etanol e diesel com tecnologia de aditivos de alta performance e nanotecnologia líquida, que oferece até 7% de economia no consumo e redução de até 30% na emissão de poluentes.

Além das soluções de varejo e inovação, a ALE investe no relacionamento contínuo com os parceiros. Um dos destaques é o Clube ALE, plataforma que estimula a conexão diária com os revendedores por meio de campanhas de incentivo, premiações e benefícios para fortalecer ainda mais a rede.

Para engajar os visitantes do evento do Minaspetro, a ALE realizou ações no estande, incluindo uma "claw machine" interativa, que permitia ao público concorrer a miniaturas do carro 111 da Stock Car e ingressos para jogos. O espaço teve a presença do time comercial da companhia, que esteve dedicado a atender clientes, prospectar novos parceiros e apresentar as vantagens competitivas da ALE.

A programação incluiu também a participação da ALE no painel "O mercado de combustíveis no Brasil: logística, transição energética, distribuição e novos negócios", ao lado de outros líderes do setor. Estiveram presentes o CEO Rafael Grisolia e integrantes da alta gestão da companhia: Natalia Cid, diretora de Estratégia e Planejamento Comercial; Diego Pires, diretor de Marketing; e Renato Rocha, diretor Comercial.

Grisolia acrescenta que, além de impulsionar novos negócios, encontros como o do Minaspetro têm relevância para aproximar a companhia dos revendedores. "É estando perto que podemos conhecer os desafios individuais e regionais da nossa rede. Acreditamos que esse relacionamento permite o desenvolvimento da companhia e dos nossos parceiros", afirma o CEO.

Marketing
Ele explica que a ALE desenvolve campanhas nacionais e regionais para fortalecer o ponto de venda e aproximar a marca dos consumidores, como a recente campanha das miniaturas da Stock Car, o patrocínio ao Atlético Mineiro e uma parceria com a Minas Arena, que criam conexão emocional com o público mineiro. Além disso, a companhia oferece aos revendedores suporte contínuo em gestão, treinamentos e marketing. "A distribuidora e o revendedor atuando como sócios, buscando equilíbrio e diálogo para combinar entregas e gerar uma proposta de valor que se traduz na bomba."

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
[email protected]


FONTE: www.ale.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.