Arte de Inovar com Maratona de Inovação reúne mais de mil em Santa Bárbara d’Oeste e premia 6 soluções

Evento cultural uniu teatro, criatividade e inovação e resultou em 24 soluções sustentáveis criadas por estudantes da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni.

Ricardo Gonçalves
02/10/2025 13h31 - Atualizado há 2 horas

Arte de Inovar com Maratona de Inovação reúne mais de mil em Santa Bárbara d’Oeste e premia 6 soluções
Loa Produções Culturais

Santa Bárbara d’Oeste (SP) recebeu, nos dias 18 e 19 de setembro, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade, desafio cultural que reuniu 1.006 pessoas na ETEC Prof. Dr. José Dagnoni. O evento combinou teatro e oficinas criativas de inovação para estimular jovens a desenvolver soluções ambientais inspiradas por meio da cultura.
 

A programação começou com o espetáculo teatral “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, que sensibilizou os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente para prepará-los para o desafio do dia seguinte. No segundo dia do evento, os jovens participaram de um Ideathon, formato de oficina criativa que resultou na apresentação de 24 ideias inovadoras voltadas à sustentabilidade.
 

“Quando unimos cultura, educação e inovação, mostramos aos jovens que eles podem ser protagonistas da mudança. Cada ideia apresentada em Santa Bárbara d’Oeste representou uma semente que pode transformar realidades locais e globais. O evento foi um sucesso”, destacou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais, realizadora do evento.
 

Para Wellington Sacheti, coordenador de inovação, o resultado comprovou o potencial dos participantes: “Vimos propostas ligadas à redução do lixo doméstico, ao reflorestamento colaborativo e ao descarte correto de pilhas e baterias, como a EcoComunidade, o app REFlore e o Social Clean. Os estudantes também se dedicaram a soluções para a economia circular, a poluição e a contaminação das águas, com ideias como o Purifing Life, o Ecolog e o ReciclApp. Foi inspirador perceber a criatividade e o senso de responsabilidade socioambiental desses jovens”, disse o facilitador, parabenizando os participantes.
 

O evento também reuniu voluntários do programa de voluntariado corporativo, que atuaram em diferentes etapas da programação, como apoio à organização, mentoria e avaliação das propostas apresentadas pelos participantes. A presença de profissionais com experiência técnica contribuiu para o processo de orientação dos grupos e para a análise dos projetos desenvolvidos.
 

A abertura contou com a participação de representantes da empresa patrocinadora, entre eles a especialista de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Siemens Energy Brasil, Beatriz Taulois Lidington. Os porta-vozes destacaram o alinhamento da iniciativa com temas como arte, inovação e sustentabilidade. O encerramento incluiu a cerimônia de premiação, que anunciou os projetos vencedores.

 


 

As soluções vencedoras

No primeiro ideathon, venceram as soluções: EcoTech (1º lugar), que conecta indústrias a pessoas que possuem materiais recicláveis; Burn Less (2º lugar), app que envia alertas sobre incêndios em tempo real; e ReciclaAí (3º lugar), aplicativo que recompensa estudantes pelo descarte correto. No segundo ideathon, o destaque foi para o S.A.T.A (Sistema Autooperacional de Tratamento de Água) (1º lugar), sistema integrado a esgotos e pontos de descarte para combate a poluição hídrica; Barra Plast (2º lugar), ecobarreiras feitas de plásticos reutilizáveis para rios; e Easy Absorption (3º lugar), fertilizante de alta absorção que reduz o uso de químicos nocivos.
 

A iniciativa é realizada pela Loa Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Siemens Energy, por meio da Fundação Siemens, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para a empresa, apoiar projetos assim é investir no futuro: “Esse projeto conecta inovação, sustentabilidade e carreira. As ideias que vimos aqui mostram uma geração ligada à tecnologia e pronta para transformar. A parceria entre empresas privadas e projetos culturais cria um elo realista entre o mundo dos negócios e a sociedade”, disse Gustavo Lobo, diretor de operações da Siemens Energy. 
 

“A base educacional é essencial para formar os profissionais que o Brasil precisa. Trazer para dentro da sala de aula a prática do mundo empresarial incentiva inovação, diversidade e engajamento. Foi inspirador ver os jovens com coragem de propor soluções e apresentá-las no palco”, destacou Arthur Pereira, diretor-executivo da Siemens Energy.
 

Santa Bárbara d’Oeste encerrou o circuito do projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação, realizado pela Loa Produções Culturais com patrocínio da Siemens Energy por meio da Fundação Siemens. A iniciativa, que tinha como meta impactar 1.800 jovens em cinco cidades de São Paulo em 2025, beneficiou na prática 3.193 participantes.

 
 

Sobre a Siemens Energy: Líder global em tecnologia de energia, comprometida em apoiar empresas e comunidades na redução de emissões e na criação de um sistema de energia mais confiável, acessível e sustentável. Com operações em mais de 90 países, a Siemens Energy está na vanguarda da transição energética, trabalhando para construir os sistemas de energia do futuro. Com uma equipe de 100.000 engenheiros e profissionais dedicados, a Siemens Energy se destaca por sua diversidade e colaboração com parceiros globais para encontrar soluções inovadoras de energia, tendo como missão energizar a sociedade, garantindo que 1/6 da geração global de eletricidade seja baseada em sua tecnologia.
 

Sobre a Fundação Siemens: A Siemens Fundação Brasil promove, como uma fundação sem fins lucrativos, o desenvolvimento social sustentável, com foco em Educação. A fundação apoia iniciativas para enfrentar os desafios atuais de maneira responsável, trabalhando com parceiros no desenvolvimento e implementação de soluções com inovação tecnológica. As ações da fundação são orientadas para o impacto e conduzidas de forma transparente. Saiba mais em siemens-fundacao.org/.
 

Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.