Drones: ISA ENERGIA BRASIL desenvolve solução inédita para inspeção automatizada em subestações

Projeto de PD&I reduz em mais de 70% o tempo de captura, organização e análise das imagens em relação ao método manual de inspeção em solo;

CRISTIAN FRANCISCO BUONO COSTA
30/09/2025 15h45 - Atualizado há 3 horas

Drones: ISA ENERGIA BRASIL desenvolve solução inédita para inspeção automatizada em subestações
Divulgação
  • Solução vai aumentar a confiabilidade da inspeção e a segurança da operação ao reduzir a exposição de colaboradores a áreas energizadas.

São Paulo, 30 de setembro de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, avança em sua jornada de transformação digital e anuncia o desenvolvimento de uma solução inédita que permite a inspeção automatizada de subestações com o uso de drones. A iniciativa – que integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – aprimora a atividade de inspeção, que é essencial para a integridade do sistema e a confiabilidade no fornecimento de energia, em algo mais seguro, preciso e eficaz.

O sistema digitaliza todo o processo de inspeção em subestações. Com apenas um comando, drones realizam voos automatizados por rotas previamente mapeadas, operando com segurança e precisão e capturando imagens dos ativos da subestação. Essas imagens são então enviadas automaticamente para a plataforma digital, que processa e organiza os dados, permitindo a identificação de falhas e anomalias, que poderiam não ser percebidas em inspeções realizadas ao nível do solo. 

Esse processo permite o acompanhamento da condição dos equipamentos pelos técnicos especialistas. Com isso, as equipes de manutenção podem atuar de maneira preditiva na gestão de anomalias, antecipando falhas, aumentando a confiabilidade dos ativos e promovendo mais segurança operacional no setor elétrico.

A solução já demonstrou ganhos operacionais relevantes em relação ao formato manual, em que o operador precisa conduzir o drone por toda a subestação para registrar as imagens. Enquanto uma inspeção manual leva aproximadamente três dias, a inspeção automatizada foi realizada em apenas meio período do dia, representando uma redução de mais de 70% no tempo total de captura, organização e análise das imagens. 

“Esse projeto eleva a eficiência e a confiabilidade das inspeções, ao mesmo tempo em que reforça a segurança das nossas operações, reduzindo significativamente a exposição de colaboradores a áreas energizadas. Além disso, está alinhado ao nosso objetivo de evoluir continuamente na gestão de ativos, permitindo identificar condições críticas e chegar antes da falha. Trata-se de um avanço que combina tecnologia, agilidade e proteção das pessoas”, destaca Bruno Isolani, diretor-executivo de Operações da ISA ENERGIA BRASIL.

A solução foi validada com sucesso, inicialmente, em cinco subestações da companhia, em São Paulo, que foram mapeadas para a atividade e onde os drones executaram inspeções completas com a mínima intervenção humana - restrita à troca de baterias e ao acompanhamento visual exigido por normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Estamos dando mais um importante passo na jornada de transformação digital da ISA ENERGIA BRASIL. Mais do que um avanço técnico, o projeto reforça a nossa cultura de inovação e o nosso compromisso contínuo com a segurança e a excelência na gestão dos nossos ativos”, afirma Cláudio Domingorena, diretor-executivo de Regulação, Estratégia e Inovação da companhia.

Atualmente, 100% das inspeções em linhas de transmissão da companhia já são realizadas com drones e a digitalização das inspeções em subestações representa mais um avanço nesse processo, reforçando o compromisso da ISA ENERGIA BRASIL com a inovação e a excelência operacional, além de ressaltar seu papel pioneiro na adoção dessa tecnologia no setor elétrico. Como parte do plano de transformação digital dos processos de operação, a companhia vem intensificando a adoção de drones nos últimos cinco anos, com foco na otimização da inspeção de ativos, faixas de servidão e subestações, além do aprimoramento do processo construtivo e da retirada de objetos em linhas de transmissão.

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cristian Francisco Buono Costa
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.