São Paulo, setembro de 2025 - O rendimento dos estudantes dentro e fora da sala de aula tem sido uma preocupação no cotidiano dos professores, que buscam diversas formas de se reinventarem dentro do ensino e de cativarem a atenção e a vontade dos alunos de aprenderem. Uma alternativa que vem sendo usada tanto por quem aprende quanto por quem ensina, é a tecnologia.
Nesse cenário, a Teachy, maior plataforma de inteligência artificial para professores do mundo criada com o propósito de empoderar educadores e, reinventar o ensino, desenvolveu uma IA que preza pelo tempo de qualidade dos mentores, tornando o processo de elaboração de conteúdos mais rápido e gerando aulas mais eficientes e envolventes. De acordo com dados do relatório “O Futuro da IA nas Escolas", criado pela Teachy, entre os professores que já utilizam IA em sala de aula, 81% observaram melhora nas notas dos alunos e 77% relataram maior engajamento.
O levantamento reforça que o impacto da IA vai além da otimização de tarefas. Quando bem aplicada, a tecnologia contribui para ambientes de aprendizagem mais motivadores e inclusivos, capazes de atender às necessidades individuais de cada aluno. Esse movimento sinaliza um futuro em que a IA deixa de ser apenas suporte e se consolida como agente ativo na construção de um ensino mais equitativo, personalizado e eficaz: “Quando a IA, a tecnologia é usada junto com pedagogia, ela não substitui o professor, mas potencializa sua atuação”, pontua Pedro Siciliano, CEO da empresa.
Segundo um estudo da Microsoft feito em 2025 , 93% dos estudantes e 80% dos educadores já utilizam IA para fins escolares. Entre os alunos, o uso vai desde a elaboração de trabalhos e pesquisas até a resolução de provas inteiras. Já os professores recorrem à tecnologia para preparar aulas, corrigir atividades e otimizar o tempo dedicado ao ensino.
O uso de IA por educadores no Brasil deu um salto expressivo, de acordo com o relatório “O Futuro da IA nas Escolas", criado pela Teachy, saindo de praticamente zero em 2023 para quase 50% da categoria em 2025. A aceleração ganhou força a partir do segundo semestre de 2024, revelando uma adoção rápida e orgânica. O desafio que se impõe agora não é mais convencer os mentores a experimentar a tecnologia, mas garantir que seu uso seja cada vez mais qualificado e alinhado às necessidades do ensino.
Com mais de 60 ferramentas de IA pedagógica integradas, a Teachy apoia escolas e professores em todas as etapas do processo de ensino, do planejamento de aulas em segundos à personalização de conteúdos, passando pela correção automática de provas e pelo engajamento dos alunos com metodologias ativas. Desde sua criação, a plataforma já economizou milhões de horas de trabalho docente e permitiu que grande parte dos educadores aplicasse metodologias ativas em sala de aula pela primeira vez, tornando o aprendizado mais participativo, dinâmico e eficiente: “Acreditamos que a inteligência artificial deve ser uma aliada do professor, ajudando a transformar conhecimento em experiências de aprendizagem mais vivas, personalizadas e participativas", finaliza o fundador da Teachy.
Sobre a Teachy
Fundada em 2022 por Pedro Siciliano, ex-professor de Matemática e Física com MBA pela Universidade de Stanford, e por Fábio Baldissera, cofundador da PipeRun, a Teachy é a maior plataforma de inteligência artificial para professores do mundo, presente em 39 países, disponível em 19 idiomas e utilizada por mais de 3 milhões de docentes, impactando a vida de mais de 30 milhões de alunos. Criada com o propósito de democratizar o acesso à tecnologia, empoderar professores e reinventar o ensino, a plataforma reúne mais de 60 ferramentas de IA pedagógica que apoiam professores e escolas em todo o processo de ensino, desde o planejamento de aulas em segundos até a personalização de materiais, correção automática de provas e engajamento dos alunos com metodologias ativas. Única na América Latina com esse foco, a Teachy se diferencia por ser um ecossistema completo para o professor, construído para o contexto escolar, personalizando e apoiando o fluxo de trabalho docente, do planejamento à avaliação.
Em julho de 2023, recebeu um aporte pré-seed de R$ 8 milhões liderado pela NXTP, com participação da Roble Ventures, o maior investimento neste estágio já realizado em uma EdTech no Brasil. Em 2024, levantou uma Série A de US$ 7 milhões liderada pela Goodwater Capital e Reach Capital para acelerar sua expansão internacional, especialmente na América Latina e Ásia.
Consolidada como referência global, a Teachy continua a impulsionar inovação educacional e a profissionalização do ensino em escala mundial.
Informações à imprensa
[email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCIA GOMES DE BRITTO
[email protected]