Itacaré (BA) recebe nesta quarta-feira (1º/10), das 18h às 21h, na Câmara de Vereadores, duas oficinas que vão apresentar e demonstrar as possibilidades pedagógicas de documentos e mapas históricos da região no período colonial.
É o projeto "Rota Cultural da Capitania: Conectando Saberes e Histórias", que tem 30 vagas abertas para professores, professoras e agentes culturais. As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/xepLM883pKBRFzdMA.
Cada oficina tem 1h30 de duração. A primeira, "Que Palavra é Essa?", convida participantes a explorar documentos históricos em português arcaico, refletindo sobre a evolução da escrita e conhecendo transcrições e fontes digitais. A segunda, Mapas Antigos, apresenta mapas coloniais da Capitania de Ilhéus e estimula releituras criativas, conectando passado e presente.
O projeto é apoiado pela PNAB Bahia e tem como objetivo democratizar o acesso ao patrimônio histórico do Museu da Capitania de Ilhéus. A iniciativa leva parte do acervo para escolas públicas de Camamu, Canavieiras, Itacaré e Una, promovendo exposições itinerantes e oficinas que aproximam o público de diferentes dimensões da memória e da identidade regional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]