GreenLight Biosciences apresenta benefícios da inovação em RNA no Rio+Agro 2025
Tecnologia seletiva contra pragas preserva organismos benéficos e reforça práticas agrícolas sustentáveis
IVAN VERONA
30/09/2025 11h37 - Atualizado há 9 horas
GreenLight Biosciences
Rio de Janeiro, 30 setembro de 2025 – Entre os dias 1º e 3 de outubro, o Riocentro, no Rio de Janeiro, recebe a segunda edição do Rio+Agro 2025, fórum internacional que discute a integração entre produtividade agrícola e sustentabilidade ambiental. No primeiro dia do evento, às 16h15, Areadne Zorzetto, diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences para a América Latina, apresentará a palestra “Do dsRNA ao campo: o papel transformador do RNAi no agro sustentável”, enquanto Juliana Pelegrino, gerente de Assuntos Regulatórios Latam, abordará os aspectos regulatórios da tecnologia e sua viabilidade no mercado latino-americano, no dia 2 de outubro. Em sua apresentação, Areadne vai destacar como o agronegócio enfrenta pressões crescentes por produtividade e sustentabilidade, além da necessidade de soluções que unam eficiência a menor impacto ambiental. Nesse contexto, o uso de RNA de interferência (RNAi) desponta como uma das ferramentas mais promissoras. “Trata-se de um mecanismo natural que atua de forma seletiva e específica contra pragas, preserva organismos benéficos e se degrada rapidamente no ambiente, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis”, afirma a executiva.
Areadne Zorzetto. Foto: GreenLight Bisciences A executiva também explicará como a plataforma de produção escalável de RNA desenvolvida pela GreenLight Biosciences garante viabilidade comercial
à tecnologia, aliando custos competitivos, qualidade e potencial de transformação para o setor. “Nosso propósito é transformar ciência em soluções acessíveis e práticas para os produtores. O RNAi oferece uma nova alternativa no manejo agrícola, trazendo inovação e sustentabilidade para o campo”, reforça Areadne. Durante a palestra, serão apresentados exemplos do pipeline da companhia, como Calantha™ e Norroa™, soluções à base de RNAi já registradas e em comercialização nos Estados Unidos. Areadne também abordará o papel estratégico do Brasil e da América Latina na adoção da tecnologia, favorecido pela diversidade de pragas, clima tropical e protagonismo regional em sustentabilidade. Principais desafios e estratégias regulatórias No segundo dia de Rio+Agro, às 11h15, Juliana Pelegrino apresentará os desafios regulatórios associados à tecnologia RNA, destacando que a
tualmente não existe um marco regulatório específico para produtos baseados em RNA no Brasil, o que gera lacunas interpretativas no processo de avaliação e registro. “Para superar esses desafios, a GreenLight Biosciences realiza engajamento técnico com autoridades regulatórias, competentes, promovendo apresentações científicas estruturadas que introduzem a tecnologia, sua base molecular e suas implicações para a segurança ambiental e humana, com o objetivo de alinhar expectativas e esclarecer os melhores caminhos”, adianta a gerente.
Com um olhar no futuro, Juliana também destacará a importância do desenvolvimento de um marco regulatório para produtos baseados em RNA, em colaboração com órgãos reguladores para definir critérios de classificação e avaliação de segurança, consolidando um caminho seguro e previsível para a adoção da tecnologia no Brasil e na América Latina. Sobre a GreenLight Biosciences Fundada em 2008, a GreenLight Biosciences está na vanguarda da pesquisa com RNA na agricultura. Ao oferecer soluções baseadas em RNA eficazes e fáceis de usar para agricultores em todo o mundo, a GreenLight Biosciences está viabilizando uma produção de alimentos mais resiliente e ambientalmente protegida. Como líder em RNA para agricultura, a empresa é a única com soluções RNA registradas e aprovadas, no mundo. Inúmeras patentes protegem a plataforma de fabricação da empresa. Informações para a imprensa:
Glaucia Santos – (15) 98146.5045 Bruna Marconi – (11) 99547.8988 [email protected] Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
IVAN DELMUTTI VERONA
[email protected]