Referência nacional em neurociência inaugura unidade em Campinas

Instituição reconhecida pela tecnologia inovadora no mapeamento, diagnóstico e treinamento cerebral, a BrainEstar escolhe Campinas para a expansão da rede

MXP COMUNICAÇÃO
30/09/2025 09h53 - Atualizado há 11 horas

Referência nacional em neurociência inaugura unidade em Campinas
Mdias Marketing

No ecossistema que destaca universidades, institutos de pesquisa, empresas e startups inovadoras, Campinas se qualifica como um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil e da América Latina. De acordo com o recém-divulgado Oxford Economics Global Cities Index, ranking mundial que avalia cidades que se sobressaem nas categorias economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança, o município também se posiciona como o melhor do interior do Brasil para investimentos. Neste cenário com alta potencialidade ao desenvolvimento pessoal e profissional, a BrainEstar inaugura no dia 2 de outubro mais uma unidade no Estado de São Paulo.

Em um consultório, onde assinala sua origem, os idealizadores da instituição identificaram, a partir da realidade de crianças com dificuldade de atenção, executivos sem foco e atletas no limite, mentes sobrecarregadas, subaproveitadas e mal compreendidas. Foi então que a BrainEstar se estabeleceu como um ecossistema de neurociência aplicado à vida real.

Hoje, a BrainEstar se dedica a desenvolver o potencial mental de pessoas em diferentes contextos, da saúde ao alto desempenho, utilizando recursos tecnológicos, científicos e de cuidado humano. Também é referência nacional em mapeamento, diagnóstico e treinamento cerebral com propósito e das poucas instituições no Brasil reconhecida como membro da ISNR (International Society of Neuroregulation & Research).

“A decisão por estabelecer uma unidade em Campinas considera os atributos de um município que está entre os mais desenvolvidos e importantes do País”, afirma Sergio Correia, sócio da BrainEstar em Campinas. “Como um centro de treinamento cerebral exclusivo proporcionamos a pessoas de qualquer faixa etária a oportunidade de aprimorar suas habilidades mentais de maneira divertida e interativa através do neurofeedback.”

De acordo com Sergio Correia, o treinamento do cérebro proporcionado pela BrainEstar assume uma importância comparável à atividade física, que leva tantas pessoas às academias em busca de saúde e bem-estar.

No bairro Cambuí, a BrainEstar vai concentrar sua atuação em duas frentes. “A BrainEstar NeuroLab traz soluções técnicas e científicas para apoiar médicos em diagnósticos diferenciais, por meio de mapeamento cerebral (qEEG) e análise personalizada”, destaca. O núcleo de performance BrainEstar Camp, por sua vez, oferece treinamento com neurofeedback para executivos, atletas, crianças e pessoas que buscam mais foco, clareza e equilíbrio em suas atividades.

Conforme explica a dra. Emily Pires, neurocientista e CEO da BrainEstar, o neurofeedback é uma tecnologia inovadora que trabalha com vários tipos de sinais elétricos que formam as chamadas ondas cerebrais. A especialista, que tem uma jornada notável de formação em renomadas instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Duke University, destaca que essas ondas estão associadas a várias funções do cérebro humano, como raciocínio lógico e memória. Ocorrências anormais dessas ondas no cérebro podem dar origem a problemas cognitivos e comportamentais, entre os quais se destacam hiperatividade, déficit de atenção, falta de foco, depressão e ansiedade.

Após entrevistas, mapeamento cerebral e análise das ondas cerebrais, a equipe da BrainEstar acompanha e planeja o melhor protocolo de treinamento do cérebro. “Através dessa abordagem inovadora, podemos capacitar o cérebro a reorganizar seus próprios padrões, resultando em melhorias notáveis em diversos transtornos e condições de saúde mental. O neurofeedback tem se mostrado uma ferramenta eficiente e segura, capaz de complementar e enriquecer protocolos de tratamento”, afirma a neurocientista.

No trabalho, o neurofeedback tem proporcionado aos profissionais melhora na concentração, no desempenho e no gerenciamento do estresse. Aplicado a estudantes, resulta em experiências mais produtivas e eficientes de aprendizado. Atletas de alta performance que utilizam o neurofeedback relatam melhor controle emocional e aceleração à reação de estímulos.

Como tratamento a condições diversas, como transtornos neuropsiquiátricos, problemas de saúde mental e cognição, transtornos de sono e dor e reabilitação de movimentos, decorrentes de AVC (acidente vascular cerebral) e outros eventos, o neurofeedback é técnica terapêutica natural eficaz, livre de medicações e não invasiva.

“Em uma cidade como Campinas, que respira inovação, a BrainEstar celebra o avanço da neurociência que tantos benefícios têm trazido às pessoas em seu dia a dia e nos desafios profissionais e de performance”, conclui Sergio Correia.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIKO DA CUNHA MAGALHAES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.