PTI Brasil promove 1ª Conferência Nacional sobre Trombocitopenia Imune em São Paulo
Encontro, que acontece em 27 de setembro, visa ampliar a conscientização de doença rara, que afeta de 20 mil a 50 mil pessoas no país
Kaynara Lima
26/09/2025 12h07 - Atualizado há 2 horas
Freepik
A PTI Brasil realizará, de forma inédita, a Conferência Nacional de PTI no dia 27/09, em São Paulo, dedicada a pessoas que convivem com a Trombocitopenia Imune (PTI), condição rara que acomete cerca de 20 mil a 50 mil pessoas no Brasil, segundo dados da Câmara dos Deputados, com prevalência de 4 a 7 indivíduos em 100 mil.
O evento, que será promovido no Hotel Intercity Paulista, integra a programação do Setembro Roxo, mês de conscientização sobre a PTI, e tem como propósito compartilhar informações atualizadas sobre diagnóstico, tratamentos, qualidade de vida e políticas públicas, promovendo uma conversa aberta e acolhedora sobre os desafios e avanços no cuidado com a doença.
A programação da Conferência contará com uma mesa dedicada às fases da PTI, com a participação da Dra. Ana Clara Kneese Virgílio do Nascimento (Santa Casa de São Paulo) e do Dr. Marcos Daniel de Deus Santos (Hospital Federal do Espírito Santo/UFES). Em seguida, o tema “PTI na infância e adolescência” será conduzido pela Dra. Ana Claudia Carramaschi Villela Soares (Sociedade de Pediatria de São Paulo) e pelo Dr. Thiago de Souza Vilela (Unifesp/Hospital Infantil Sabará).
A mesa sobre “PTI adulto crônica: diagnóstico, manejo e acompanhamento” reunirá o Dr. Artur Leite Ramires Saldanha (USP), a Dra. Juliana Dall’Agnol (Hospital Israelita Albert Einstein) e a Dra. Marina Pereira Corella (Unicamp). Encerrando a programação, o painel “Futuro da PTI: Novas tecnologias e estudos em andamento” contará novamente com a Dra. Ana Clara Kneese Virgílio do Nascimento e o Dr. Antônio Adolfo Guerra Soares Brandão (ICESP/BP).
Segundo Marília Lia, presidente e fundadora da PTI Brasil, ‘’a Conferência Nacional de PTI é um marco para nossa comunidade. Queremos criar mais espaços de diálogo, aprendizado e acolhimento no Brasil, para proporcionar a pacientes e familiares acesso direto a especialistas e informações atualizadas, fortalecendo a rede de apoio e promovendo maior conscientização’’.
A PTI é uma doença de causa desconhecida em que o sistema imunológico para de reconhecer as plaquetas, partículas do sangue responsáveis pela coagulação e pela reparação das paredes dos vasos sanguíneos, e começa a atacá-las. A condição pode ser classificada de acordo com a faixa etária como infantil ou adulta, e também pelo tempo de evolução, em três tipos principais:
• Aguda: quando o diagnóstico ocorre nos primeiros três meses após o aparecimento dos sintomas e alterações nos exames;
• Persistente: quando a doença dura entre três e 12 meses, incluindo pacientes que não atingem remissão espontânea ou não mantêm resposta completa à terapia (chamados refratários);
• Crônica: quando a doença persiste por mais de 12 meses, exigindo tratamento contínuo para controle do risco de sangramentos.
Além disso, a PTI pode ser classificada como grave quando ocorre sangramento significativo que requer intervenção imediata ou quando uma nova hemorragia exige aumento da dose do tratamento ou a utilização de terapias adicionais para elevar as plaquetas.
Agenda:
Data: 27 de setembro de 2025 (sábado) das 9h às 17h.
Local: Hotel Intercity Paulista, Rua Haddock Lobo, 294, Cerqueira César (Av. Paulista) -São Paulo/SP
Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/conferEncia-nacional-de-pti-2025/3044135
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Kaynara de Lima Paiva Firmino
[email protected]