Fruto de uma aliança entre BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Grupo Fleury e Atlântica Hospitais (Grupo Bradesco Seguros), a Croma Oncologia chega ao mercado com o objetivo de melhorar a jornada do paciente com câncer, eliminando a fragmentação e a burocracia do sistema de saúde. Para isso, criou o modelo inédito, que integra hospitais, clínicas e serviços diagnósticos em uma plataforma física e digital, com suporte contínuo de equipe multidisciplinar centrado no paciente, seus familiares e cuidadores.
“Não somos uma clínica de oncologia, vamos além, pois fazemos a gestão integrada do tratamento, através de uma rede de saúde e profissionais disponíveis em torno do bem-estar do paciente. Ao contrário dos modelos fragmentados, marcados por múltiplos pontos de contato, potenciais falhas de comunicação e de processos descoordenados, integramos todo o ciclo de cuidado, presencial ou remoto. Isso garante agilidade, transparência e previsibilidade, colocando a humanização e a experiência do paciente no centro de cada decisão da jornada oncológica”, afirma Cesar Franco, diretor-presidente da Croma Oncologia.
A rede reúne os aspectos médicos, assistenciais, administrativos e tecnológicos, oferecendo uma jornada que vai do primeiro atendimento ao acompanhamento pós-tratamento, incluindo diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e o acompanhamento ativo. Além disso, uma equipe formada por oncologistas, hematologistas, enfermeiros navegadores, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros profissionais e concierges, atua de forma coordenada em todas as etapas do tratamento. Essa atuação é apoiada por uma jornada digital, desenvolvida pela Tabia Health, que oferece à equipe uma visão completa das necessidades do paciente e permite sua comunicação fácil com o time de cuidado via WhatsApp.
O portfólio da Croma inclui soluções tecnológicas que aprimoram a experiência digital do paciente em todos os momentos, como o Portal do Paciente, receitas digitais, assinaturas eletrônicas e telemedicina. Todos os sistemas operam de forma integrada em infraestrutura interoperável, garantindo troca de dados fluida com as clínicas e hospitais parceiros, promovendo um cuidado mais seguro, ágil e coordenado.
A Croma também inova ao adotar um modelo de remuneração com pacotes de tratamento de valor fixo que substituem o pagamento por procedimento. “Esses pacotes cobrem todas as etapas do cuidado, do diagnóstico ao tratamento e possíveis intercorrências, oferecendo previsibilidade de custos para pacientes e sistema de saúde. Medicamentos e insumos são repassados a preço de custo, e a remuneração é focada apenas nos serviços, eliminando incentivos distorcidos e fortalecendo a confiança entre pacientes, operadoras e prestadores”, explica Franco.
Os sócios da Croma são parceiros estratégicos de excelência: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, referência nacional em oncologia e hospital de excelência; o Grupo Fleury, destaque em oncogenética e medicina diagnóstica; e a Atlântica Hospitais, especializada em gestão de sistemas de saúde. Essas alianças garantem aos pacientes acesso à melhor tecnologia e tratamento no momento certo e suporte emocional contínuo.
Atualmente, a Croma conta com três unidades nos bairros da Lapa, Morumbi e Tatuapé, em São Paulo, e uma no Rio de Janeiro, cuja entrega está programada para o mês de outubro. A rede trata cânceres sólidos, como mama, próstata e pulmão, e onco-hematológicos, como linfomas, leucemias e mielomas em adultos, com linhas de cuidado personalizadas implantadas desde o início de 2025.
“Nossa meta é atender até cinco mil pacientes em três anos. Com um investimento inicial de R$ 678 milhões nos primeiros cinco anos, dos quais cerca de R$ 150 milhões já foram aplicados, estamos oferecendo uma nova abordagem para a gestão e tratamento do câncer, que integra tecnologia de ponta, excelência médica e cuidado profundamente humano.”, concluiu o diretor-presidente da Croma.
Sobre a Croma Oncologia:
A Croma Oncologia é uma rede de saúde especializada que apresenta um modelo inédito de gestão da jornada oncológica. Sua abordagem, a “Navegação 360º”, proporciona um suporte completo, integrando as dimensões médicas, assistenciais e administrativas, de forma presencial e digital desde o primeiro atendimento. A metodologia coordena todas as fases e profissionais envolvidos no tratamento, proporcionando conforto físico e emocional, além de garantir transparência e agilidade para pacientes e seus familiares. A Croma conta com um portfólio completo de serviços, tecnologias integradas e uma rede de profissionais e parceiros renomados, garantindo acesso desde consultas multidisciplinares e diagnósticos até terapias avançadas, como cirurgias oncológicas, imunoterapia, quimioterapia e radioterapia. Apresentada ao mercado brasileiro no final de 2024, a Croma é o resultado de mais de três anos de trabalho conjunto entre seus sócios: Beneficência Portuguesa, Grupo Fleury e Atlântica Hospitais (uma empresa Bradesco Seguros). Atualmente em expansão, a rede oferece atenção integral nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
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Cristian Francisco Buono Costa
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