Simpósio sobre resíduos sólidos reuniu sociedade, academia e empresas para discutir cidades inteligente e sustentável

Nona edição do evento promovido pelo NEPER/USP contou com palestras, debates, apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação de representantes do governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil

GIOVANNA MIRANDA
25/09/2025 14h06 - Atualizado há 3 horas

Simpósio sobre resíduos sólidos reuniu sociedade, academia e empresas para discutir cidades inteligente e
SIG
Palestras, debates, conexões e muito conhecimento. Ao longo de quatro dias, diferentes segmentos da sociedade se uniram para a nona edição do Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS), uma realização do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Resíduos Sólidos (NEPER) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Recicleiros e patrocínio da SIG. O evento deste ano, um dos mais relevantes do país no tema resíduos sólidos, teve como tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, e foi realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

O Simpósio foi dividido em quatro dias com temas distintos: Governança e Políticas Públicas, Engajamento Social, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e Workshop. Além das palestras de especialistas e mesas redondas de debates sobre a questão dos resíduos nas cidades, o evento contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos.


No primeiro dia, Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG, fez uma apresentação cujo tema era “Estratégia de Circularidade SIG: construindo uma cadeia ética de reciclagem”, na qual falou das ações da empresa que tem se empenhado para fomentar a cadeia ética da reciclagem, como a escolha criteriosa de fornecedores, que garantam a origem e a rastreabilidade dos materiais. Além disso, Isabela contou como as ações da empresa se tornaram política pública no estado do Paraná, com o Programa Recicla Paraná, congregando diferentes parceiros.

“Esse encontro foi extremamente produtivo e reforça a importância de promover o diálogo entre academia, sociedade civil, iniciativa privada e governo. A construção de uma cadeia ética é um grande desafio e só avançará de forma concreta com o engajamento conjunto de todos esses atores. O evento mostrou, na prática, como essa troca é enriquecedora e quantas oportunidades podem surgir para gerar impacto positivo a partir da colaboração”, destaca Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG.

Para Erich Burger, Diretor Institucional do Instituto Recicleiros, o simpósio reforçou a importância da união de diferentes setores:

“Foi muito interessante participar do simpósio realizado pelo NEPER/USP, que exerce um papel fundamental ao fomentar conhecimento técnico e debates qualificados. Tivemos a oportunidade de compreender melhor como diferentes stakeholders e representantes da sociedade podem atuar de forma conjunta: a academia promovendo reflexão e conhecimento, o governo — representado pelo Estado de Pernambuco —, a indústria, os pesquisadores e as organizações da sociedade civil, todos discutindo caminhos para avançar com mais inteligência na gestão de resíduos. Saio bastante satisfeito e animado com os resultados”, afirma Erich Burger, Diretor Institucional do Instituto Recicleiros.
Já Danilo Nogueira, Gerente Geral de Economia Circular da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS), destacou a qualidade das trocas de conhecimento:

“Foram trocas super ricas, com conhecimento, pesquisas de ponta, com dados que são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas”, afirma Danilo Nogueira, Gerente Geral de Economia Circular da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS).
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA DA SILVA MIRANDA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.