Fundação CASA em Osasco recebe ações de meio ambiente da prefeitura

Jovens da Fundação CASA Osasco II participaram de palestra sobre a importância da árvore, na série de atividades promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente

CAMILA SOUZA
25/09/2025 17h18 - Atualizado há 2 horas

Fundação CASA em Osasco recebe ações de meio ambiente da prefeitura
Divulgação/Fundação CASA
Um grupo de 17 adolescentes em medida socioeducativa na Fundação CASA Osasco II, na Região Metropolitana de São Paulo, participaram de uma palestra sobre a importância das árvores com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Osasco, realizada no dia 15 de setembro. A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

O debate integra uma série de ações que a Prefeitura de Osasco está promovendo em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, antes da chegada da primavera. No dia 29 de setembro, às 14h, o centro de atendimento também sediará uma nova ação de conscientização sobre a importância da árvore no meio ambiente, seguida da revitalização do jardim da área técnica do centro socioeducativo.


Durante cerca de duas horas, a gerente de Planejamento da Semarh, Rosa Maria Amorim, discutiu o papel fundamental que as árvores exercem no ciclo da vida natural, influenciando na manutenção do meio ambiente, seja urbano ou rural, e na preservação da natureza. Uma árvore em pé e saudável ajuda na manutenção da biodiversidade, do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, além de evitar a erosão e assoreamento de rios.

“A consciência ambiental é importante para o desenvolvimento e a formação cidadã dos adolescentes que atendemos, para que possam auxiliar na preservação, ainda que nas atitudes individuais que possam ter no futuro e que reflitam no coletivo”, avalia o diretor da Fundação CASA Osasco II, João Ferreira da Silva.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, o meio ambiente saudável é um direito humano sobre o qual os jovens atendidos também precisam se conscientizar. “Embora não esteja inserido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, poder viver em um meio ambiente adequado é uma questão de justiça social para todos. Ao recebermos parceiros que promovem esse conhecimento junto aos nossos jovens, estamos todos colaborando diretamente para que os adolescentes retornem ao convívio social para ajudar a construir uma sociedade mais ambientalmente justa e segura”, afirma a presidente.

Entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro, a Semarh, em parceria com um shopping local, promoverá a Semana da Árvore 2025, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e comemorar a chegada da primavera.

Além da gerente de Planejamento, também estiveram presentes na palestra na Fundação CASA Osasco II os monitores da Semarh Gabriel de Santana Sanches, Laís Bondezan, Isabela Gonçalves da Silva, Thayne Marques e Deborah de Medeiros Santos.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.