O acesso a um atendimento de saúde qualificado e respeitoso ainda é um desafio para muitas pessoas transgênero no Brasil e com objetivo de capacitar médicos para o tratamento desses pacientes, a Afya abriu inscrições para um curso especializado em Medicina Transgênero. Além de capacitar médicos para o cuidado integral e ético, a especialização também ampliará a oferta de consultas gratuitas a pessoas trans.
O curso, inicialmente restrito a uma única unidade da Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, no Rio de Janeiro, foi desenhado para formar profissionais preparados para conduzir atendimentos clínicos com segurança, aplicar protocolos de afirmação de gênero de forma individualizada e lidar com as especificidades dessa população em diferentes contextos de saúde. As matrículas já estão abertas e o curso terá seis meses de formação a partir de 15 de outubro deste ano, com carga horária de 72 horas entre videoaulas, encontros ao vivo e práticas ambulatoriais supervisionadas.
O programa é focado em endocrinologia, mas também é indicado para médicos de áreas como urologia, ginecologia, psiquiatria e medicina de família que desejem ampliar sua atuação clínica no cuidado à população trans. Os módulos incluem temas como Fundamentos da Medicina Transgênero, Abordagens Multidisciplinares e Psicossociais, Terapia Hormonal Afirmativa e Cirurgias e Cuidados Endocrinológicos Avançados.
A iniciativa reforça o compromisso social da Afya com o atendimento gratuito à comunidade transgênero. Desde 2018, a instituição se tornou referência nesse campo ao oferecer consultas em endocrinologia com foco em hormonização, apoio psicossocial e adequação das práticas de atendimento às especificidades dessa população. O curso agora amplia esse legado: cada módulo prático inclui consultas supervisionadas, proporcionando assistência clínica contínua e de qualidade para pacientes transgênero.
“As primeiras experiências com pacientes trans nos mostraram como havia uma carência enorme de profissionais preparados”, afirma a Dra. Renata Bussuan, coordenadora do curso e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Transgênero. “Fomos a primeira instituição privada a oferecer um laboratório ambulatorial específico para esse público, ajustamos nossa grade de ensino e agora avançamos com um curso que une formação médica especializada e impacto social direto.”
Setembro Amarelo e “Bora se Cuidar”
Durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Afya coloca em ação uma nova campanha com o intuito de alertar estudantes de medicina sobre a importância da saúde mental. “Bora se Cuidar” é o nome dado à iniciativa, que é totalmente conectada ao ambiente digital e procura abordar com leveza um tema extremamente sério. Conteúdos desenvolvidos por influenciadores digitais com o objetivo de transformar o movimento em trend, podcasts especiais para discussões mais aprofundadas e a publicação de uma landing page que oferecerá serviços de apoio fazem parte do calendário da campanha. A iniciativa reforça o compromisso da Afya com o tema da saúde dos profissionais de medicina.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Informações para Imprensa
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA BARRETO
[email protected]