Três em cada cinco brasileiros que vivem em SP não praticam exercícios como deveriam

A SOCESP promove campanha, em setembro, para incentivar exercícios físicos diários e, em Sorocaba, haverá uma ação sobre ressuscitação cardiovascular na Arena Sorocaba

JOSé LUCHETTI
23/09/2025 12h23 - Atualizado há 8 horas

Três em cada cinco brasileiros que vivem em SP não praticam exercícios como deveriam
Arena Sorocaba_divulgação

As doenças cardiovasculares (DCVs) continuam sendo a principal causa de morte no mundo, vitimando 20,5 milhões de pessoas todos os anos, sendo 400 mil apenas no Brasil. O dado mais alarmante é que 80% dessas mortes prematuras poderiam ser evitadas com medidas simples: acompanhamento cardiológico, exames preventivos e a adoção de hábitos saudáveis – como não fumar, manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente. 

Este ano, o Dia Mundial do Coração (29 de setembro) terá como foco a atividade física, tema escolhido pela World Heart Federation (WHF), que lança a campanha global Play with heart. No Brasil, a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo apoia a iniciativa internacional e promove sua própria mobilização: “Movimente-se com o coração”, incentivando a população a reservar pelo menos 30 minutos diários para se manter em movimento. 

A programação da SOCESP inclui eventos presenciais em diferentes regiões do Estado de São Paulo – capital, interior e litoral – com a participação das diretorias regionais da entidade. Nesses encontros, a população poderá esclarecer dúvidas sobre saúde cardiovascular e conhecer os impactos positivos da prática regular de exercícios. Além disso, a campanha contará com postagens em redes sociais, entrevistas, podcasts com especialistas e distribuição de cartilha explicativa sobre os 8 principais fatores de risco para o coração: colesterol elevado, estresse, sedentarismo, obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão e distúrbios do sono.  

Um levantamento exclusivo da SOCESP revelou que três em cada cinco brasileiros que vivem no estado de São Paulo não praticam exercícios como deveriam. 28,7% não realizam nenhuma atividade física ao longo da semana; 32,8% se exercitam apenas duas vezes por semana; e 33,5% não reconhecem a inatividade como risco cardíaco. A pesquisa ouviu 1.765 pessoas em diversas cidades do Estado de São Paulo, incluindo capital, interior e litoral. 

Para a coordenadora do Departamento de Educação Física da SOCESP, Daniela Agostinho, manter-se ativo não significa necessariamente frequentar academias ou seguir treinos específicos. “Caminhadas, danças, pedalar, praticar esportes coletivos ou simplesmente se movimentar de forma prazerosa já trazem benefícios significativos. O importante é evitar o sedentarismo e criar um hábito consistente”, esclarece a profissional. 

“Nosso objetivo é mostrar que a prevenção está ao alcance de todos. Trinta minutos de movimento diário podem fazer a diferença entre comprometer ou manter saudável o sistema cardiovascular”, afirma o diretor da SOCESP, Agnaldo Piscopo. 

Em Sorocaba, haverá uma ação sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP), no dia 30 de setembro, voltada para toda a comissão técnica, funcionários e atletas da Magnus Futsal que atuam na Arena Sorocaba (Rodovia Raposo Tavares, km 106, no Parque Reserva Fazenda Imperial), com início às 15h. “Estudantes de Medicina vão orientar sobre as manobras de RCP que podem salvar vidas, além de ensinar a identificar e atuar frente a situações de urgência/emergência mais frequentes, como hipotensão, hipoglicemia, convulsões e engasgo”, afirma o coordenador-geral da SOCESP Sorocaba, Péricles Sidnei Salmazo.

Todos os dias, cerca de 720 pessoas sofrem uma parada cardíaca no Brasil, e poucos sabem como agir nessas situações. A pesquisa da SOCESP constatou ainda que 14% dos entrevistados não conheciam o número de telefone para pedir socorro — o 192, do SAMU — e 30% ligariam para números incorretos. “Tão importante quanto cuidar da saúde cardiovascular, praticando atividade física e mantendo uma alimentação adequada, é saber prestar ajuda imediata a quem sofre um infarto ou AVC”, finaliza o cardiologista. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOSE ROBERTO LUCHETTI
[email protected]


FONTE: Arena Sorocaba onde haverá ação da SOCESP
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.