Santa Casa de São José dos Campos realiza mais de 2.600 mamografias em apenas seis meses

Mastologista da instituição destaca que o rastreamento é fundamental para a detecção precoce da doença

CAROLINA SANTARO LANTIM
25/09/2025 10h55 - Atualizado há 4 horas

Santa Casa de São José dos Campos realiza mais de 2.600 mamografias em apenas seis meses
Divulgação/Freepik

O Outubro Rosa simboliza um movimento mundial de conscientização que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Levantamento da Santa Casa de São José dos Campos mostra que os números de exames vêm aumentando: 4.588 em 2023, 4.695 em 2024 e, até agosto de 2025, 3.317 mamografias, com 2.646 realizadas no primeiro semestre.
 

A evolução mostra que a população está cada vez mais consciente da importância do rastreamento, avalia o Dr. José Spartaco Vial, mastologista da Santa Casa de São José dos Campos. “A mamografia é a principal ferramenta para identificar o câncer de mama em fases iniciais, quando as chances de cura são muito maiores e os tratamentos, menos agressivos. Ampliar o acesso ao exame é fundamental para salvar vidas”, afirma.
 

O câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma. Estima-se que uma em cada oito mulheres pode desenvolver a doença ao
 

O mastologista reforça que o diagnóstico precoce faz diferença não apenas na sobrevida, mas também na qualidade de vida das pacientes. “Quando a doença é detectada em estágio inicial, os tratamentos tendem a ser mais eficazes, menos invasivos e com menores impactos físicos e emocionais. Essa é uma das razões pela qual incentivamos todas as mulheres a não deixarem de fazer a mamografia”, explica.
 

“O câncer de mama pode atingir qualquer mulher, independentemente da idade ou histórico familiar. O que podemos fazer é reduzir os riscos com hábitos de vida saudáveis, consultas médicas regulares e, principalmente, não adiar a realização da mamografia”, conclui.
 

Sobre a Santa Casa de São José dos Campos
 

Com 126 anos de história, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que alia inovação e tradição no cuidado à saúde. Primeira Santa Casa do Brasil a obter certificado ONA (Organização Nacional de Acreditação), a instituição recentemente conquistou a certificação por distinção tripla pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) nas áreas de Enfermagem, Gestão para Integridade e Serviços de Terapia Intensiva, além da recertificação ONA nível 3.


 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos

Predicado Comunicação
 

Viviane Bucci – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Carolina Santaro - [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Carolina Santaro Lantim
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.