Escuta e acolhimento: como cursos técnicos preparam profissionais para o cuidado emocional na saúde

Especialistas dizem que habilidades devem ser trabalhadas desde a formação

MATEUS SANTOS
23/09/2025 09h26 - Atualizado há 4 horas

Escuta e acolhimento: como cursos técnicos preparam profissionais para o cuidado emocional na saúde
Senac
Durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de reflexão e ações sobre o bem-estar mental, o debate sobre escuta e acolhimento qualificados na área da saúde ganha destaque. Especialistas argumentam que é necessário trabalhar essas competências desde o início da formação, preparando futuros agentes para lidar com situações de sofrimento psíquico de forma humanizada
Grande parte dos profissionais que prestam esse tipo de atendimento vem dos cursos Técnicos em Enfermagem.  Em Minas Gerais, segundo o Coren-MG, são mais de 180 mil trabalhadores da categoria em atividade, mais que o dobro de médicos ou enfermeiros.
Segundo Júnia Canabrava, docente do Senac em Montes Claros, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, a escuta ativa aparece de forma transversal no currículo do curso. “Está presente em diversas disciplinas e práticas. O estudante aprende a ouvir sem interromper, acolher sem julgamento e responder com empatia. Isso é essencial não apenas para o cuidado eficaz, mas também para a prevenção de agravos, inclusive no contexto da saúde mental”, explica.

Além dos conhecimentos clínicos, os alunos desenvolvem habilidades emocionais e comunicacionais, como empatia, autocontrole e comunicação clara. Esses fatores são trabalhados em oficinas, simulações e levadas para situações reais de atendimento, em estágios supervisionados.
Formação voltada para o olhar emocional
Para Júnia, o Técnico em Enfermagem tem papel fundamental na saúde mental dos atendidos. “O profissional está próximo do paciente e pode identificar sinais precoces de sofrimento. É um elo entre o paciente, a família e a equipe de saúde, oferecendo acolhimento imediato e contribuindo para um tratamento mais humanizado”, afirma.
Em Montes Claros, um exemplo marcante citado pela docente é o estágio realizado no Lar das Velhinhas, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). “O primeiro contato com as pacientes provoca reflexões profundas sobre o cuidado. São mais de 60 mulheres que necessitam de atenção afetiva, e os alunos percebem como a atenção afetiva transforma o atendimento”, relata.
Além disso, no Senac os estudantes de saúde e informática se uniram para realizar um projeto especial para o Setembro Amarelo para toda a comunidade escolar. A ação envolveu mensagens musicais de sala em sala e um QR Code, permitindo que qualquer estudante entrasse em contato com o psicólogo da unidade de forma anônima. “Já no segundo dia, foram recebidas mensagens procurando atendimento. Foi muito significativo”, destaca Júnia.
Em um cenário em que os profissionais da saúde muitas vezes são a primeira resposta de alguém em sofrimento, a formação técnica que valoriza a empatia se torna ainda mais relevante. Essa preparação mostra como a escuta pode ser uma ferramenta poderosa de cuidado e prevenção.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Montes Claros
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Montes Claros atua na cidade desde 1985, com impacto em toda a região Norte de Minas. A unidade oferece cursos ágeis, de Aprendizagem Comercial, cursos técnicos e de MBA. Também há opção de cursos à distância. O prédio passou por ampla reforma em 2007 e segue sendo aprimorado em seus 25 ambientes pedagógicos, como laboratórios de informática, saúde e estética, supermercado e salão de beleza didáticos, entre outros.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mateus de Jesus Santos
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.