O interesse pelo uso da Inteligência Artificial (IA) tem crescido de forma acelerada nos últimos seis anos, alcançando não apenas indivíduos, mas também organizações de todos os portes e setores. Em 2024, 72% das empresas ao redor do mundo já adotaram essa tecnologia — um salto expressivo em relação aos 55% registrados em 2023, segundo a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, da McKinsey. Esse movimento também se reflete nos investimentos: atualmente, 65% dos negócios aumentaram seus orçamentos em IA, de acordo com levantamento da Randstad, enquanto grandes players de tecnologia seguem disputando espaço na corrida pela inovação.
Pensando em apoiar esse cenário de expansão e investimento em Inteligência Artificial, 5 especialistas da área destacam os principais pontos que empresas devem avaliar antes de implementar soluções baseadas em IA em seus processos. Entre eles:
“A inteligência artificial deixou de ser apenas uma promessa e já faz parte do dia a dia das empresas. O grande diferencial está no mindset: não é sobre substituir o olhar crítico dos especialistas, e sim potencializá-lo para alavancar profissionais, projetos e entregas. Na BossaBox, estamos comprometidos em transformar essa inovação em resultados reais, repensando como nossas squads sob demanda podem operar de forma mais inteligente, ágil e consistente, com metas de negócio claras e métricas de impacto. Antes de implementar soluções de IA nos processos, é fundamental avaliar objetivos estratégicos, integração com fluxos existentes e o papel do julgamento humano, além de definir como o sucesso será medido. Isso reduz gargalos e libera tempo para focar no que realmente importa”, ressalta o profissional.
"Antes de implementar soluções de Inteligência Artificial nos negócios, é fundamental avaliar se a tecnologia está alinhada aos objetivos da empresa e às demandas reais do mercado. É importante analisar dados históricos, antecipar picos de demanda, otimizar estoques e ajustar estratégias de precificação e posicionamento para garantir que a IA gere valor de forma prática e mensurável.
A Inteligência Artificial traz grandes oportunidades, mas seu sucesso depende de planejamento estratégico e monitoramento contínuo. Essas ferramentas devem ser vistas como aliadas para oferecer insights preciosos , aprimorar decisões e acompanhar o mercado de forma ágil", reforça a CRO."
“Antes de adotar essas soluções, é fundamental que as empresas façam uma análise criteriosa de seus processos internos e do nível de maturidade digital em que se encontram. Implementar IA em fluxos desestruturados ou em sistemas legados frágeis pode apenas amplificar ineficiências e criar novos riscos de conformidade. Além disso, é preciso garantir que os dados utilizados estejam íntegros, organizados e em conformidade regulatória, já que algoritmos só geram valor quando treinados em informações consistentes e confiáveis.
Outro aspecto essencial é alinhar o uso da IA com os objetivos estratégicos da organização. Recomendo que cada iniciativa de IA responda a perguntas centrais: que problema de negócio ela resolve? Como contribui para a excelência operacional? Quais riscos podem surgir em termos de compliance e governança? Somente quando esses fatores são considerados de forma integrada, a adoção de IA deixa de ser um experimento isolado e se torna um diferencial competitivo sustentável”, analisa o especialista.
“A ascensão da IA generativa trouxe diversas discussões sobre seus impactos. Sem dúvida, ela representa um salto na produtividade, mas está longe de substituir a expertise humana. O papel do desenvolvedor continua essencial. Ainda não existe substituto para a capacidade de entender o contexto de negócio, tomar decisões críticas e resolver problemas complexos com criatividade e responsabilidade. Em vez de ver a tecnologia como uma ameaça, o melhor caminho é encará-la como uma ferramenta poderosa de apoio, capaz de ampliar nossas capacidades e acelerar o ciclo de desenvolvimento.
A verdadeira revolução acontece quando combinamos IA e inteligência humana. O futuro do desenvolvimento de software será cada vez mais colaborativo entre pessoas e máquinas. Dessa forma, a IA pode ser uma grande aliada no desenvolvimento interno de negócios, a partir da análise de vulnerabilidades, sugestão de melhorias de segurança e na detecção proativa e correção de erros tecnológicos”, ressalta o executivo.
“Antes de implementar soluções de inteligência artificial, é fundamental que as empresas conheçam profundamente seu negócio e as dúvidas mais comuns dos clientes. Entender padrões de comportamento, etapas críticas do funil e cenários de interação permite que a IA ofereça respostas mais precisas e quase humanas, além de antecipar decisões, aprimorar objeções e melhorar a eficiência da conversão. Além disso, é importante reconhecer a necessidade de uma base de conhecimento robusta, treinamento constante, monitoramento de métricas e governança da informação. Sem essas etapas, a tecnologia não evolui junto com as necessidades do negócio. O objetivo é que os profissionais foquem nas decisões estratégicas, enquanto a IA apoia nas etapas mais operacionais, aumentando a assertividade e a eficiência das vendas”, complementa a executiva.
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JULIA MATUK LOURENÇO
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