O armazenamento de dados sensíveis é fundamental para o funcionamento dos negócios, e mais empresas estão investindo na área em 2025. O OneCloud 2.0, solução lançada pela TIVIT recentemente, pode acarretar em um aumento de eficiência de até 150% para as companhias, trazendo benefícios para companhias de diversas áreas da economia.
Segundo Carlos Maia, diretor de Cloud da TIVIT, “mais de 85% dos nossos clientes já operam em multicloud. Quando aplicamos FinOps de forma sistemática, identificamos ganhos médios de otimização de 17% em AWS e 16% em Azure/Google, com casos que chegam a 37%. Adicionalmente, continuamos investindo forte com mais de 3.500 certificações e 3.200 automações apenas em 2025. Com isso, a nuvem deixa de ser só infraestrutura e passa a ser um verdadeiro motor de inovação totalmente mensurável”.
Entre os principais benefícios estratégicos da nuvem, a companhia destaca:
Em um caso real conduzido pela TIVIT, uma grande empresa do setor de utilities enfrentava uma arquitetura de dados fragmentada que dificultava integrar fontes e disponibilizar insights em tempo real. A multinacional implementou uma arquitetura de data fabric em Azure, centralizando e orquestrando os dados com governança e escalabilidade, levando o compute até o dado e evitando movimentações desnecessárias entre sistemas. O resultado foi uma redução de 50% no tempo de acesso a informações críticas e a criação de uma base flexível, pronta para novas expansões e casos de uso analíticos e de IA.
Conectando estratégia e execução, a TIVIT lançou recentemente a versão 2.0 do TIVIT OneCloud, solução que integra múltiplos provedores e amplia segurança, automação, eficiência operacional e governança inteligente. Com visibilidade em tempo real do ambiente de TI, FinOps nativo e módulos de segurança integrados, o OneCloud 2.0 transforma métricas operacionais em insumos para decisões executivas, reduzindo risco e acelerando entregas.
Com clientes no Brasil e na América Latina e mais de mil profissionais especializados, o OneCloud 2.0 já executou 3.264 automações em 2025. Sua camada de segurança, o OneCloud Safe, monitora 317 contas de clientes, garantindo conformidade regulatória e postura de segurança contínua. Até o fim de 2025 está prevista uma evolução adicional com o OneCloud 3.0, que trará suporte também à Oracle Cloud, novas ferramentas de segurança e um módulo avançado de automação, elevando ainda mais a governança e a eficiência em ambientes híbridos e multicloud.
Com portfólio robusto em cloud, cybersecurity, genAI, automação e SaaS, a TIVIT reafirma sua posição como parceira estratégica para empresas que buscam acelerar suas jornadas digitais de forma segura, sustentável e eficiente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUSTAVO NEUBAUER DE ARRUDA CASTRO
[email protected]