Jornalistas de todo o Brasil podem se inscrever, até 30 de setembro, no curso "Mudanças Climáticas: Agricultura na era da produtividade e sustentabilidade". A iniciativa da Embrapa e do Sebrae é uma oportunidade para profissionais da imprensa aprofundarem o conhecimento nestas temáticas em preparação para a COP 30.
Gratuita e 100% online, a formação traz conteúdos práticos e especialistas que irão traduzir a ciência, dados inéditos e experiências reais em jornalismo de impacto. Com metodologia dinâmica, combina aulas gravadas (liberadas às sextas-feiras) com encontros ao vivo e interativos (sempre às quartas-feiras, no mês de outubro, às 10h - horário de Brasília).
Em cinco módulos, serão abordados os impactos das mudanças climáticas no campo, revelar soluções inovadoras que unem bioeconomia, tecnologias tropicais e empreendedorismo sustentável, além de mergulhar nos bastidores das negociações internacionais da COP 30 e da agenda climática:
Negociação Global de Metas e Controle de Emissões Nacionais, com Gustavo Barbosa Mozzer, pesquisador da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa que atua nas negociações de Transparência na COP sob a coordenação do Itamaraty;
Fixação Biológica de Nitrogênio: Ciência e Sustentabilidade, com Jerri Edson Zilli, pesquisador da Embrapa Agrobiologia;
Soluções para um Clima em Mudança: Diversidade e Amazônia, com Eduardo Monteiro, pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, e Joice Ferreira, ecóloga e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental; e
Bioeconomia e Empreendedorismo Sustentável: Inovação, Território e Saberes Tradicionais, com Pedro Cavalcante, analista técnico de Serviços Ambientais no Sebrae.
Papeis
A Embrapa, empresa pública federal, atua com foco na ciência e no desenvolvimento de soluções tecnológicas, práticas e processos que assegurem produção de alimentos e bioprodutos mesmo com as adversidades impostas pela mudança do clima, contribuindo com a manutenção de segurança nutricional, alimentar, ambiental, econômica e social.
Esses sistemas – quando eficientes, resilientes e sustentáveis – garantem o direito à alimentação adequada e fornecem alimentos saudáveis, a preços acessíveis e em quantidades adequadas, para toda a população. Assim, diminuir a vulnerabilidade da produção e da distribuição de alimentos aos impactos negativos da mudança do clima é uma prioridade.
Já o Sebrae fortalece o protagonismo dos pequenos negócios, tanto no campo quanto na cidade, estimulando setores como bioeconomia, economia circular, agricultura regenerativa e transição energética. Integra produtores, pesquisadores e mercado, estruturando cadeias produtivas que valorizam ativos da sociobiodiversidade.
Para ampliar o acesso a conhecimento e a soluções sustentáveis, a instituição investe na capacitação e em ferramentas que favorecem a adaptação às mudanças climáticas e a prosperidade dos pequenos negócios de maneira responsável, competitiva e sustentável.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]