Autora premiada pelo livro de contos Ruínas, Lúcia Nascimento lança seu primeiro romance, Aqui, Ontem, pela editora 7Letras. O lançamento será no dia 07 de outubro, terça-feira, às 19h, na Livraria da Tarde, Pinheiros, com bate-papo ao lado de Maria Carolina Casati, do @encruzilinhas.
Descrito pelo poeta Wilson Alves-Bezerra como um “romance-pergunta”, o livro acompanha Alice, uma mulher em luto pela mãe adotiva, que mergulha na escrita como forma de atravessar a perda, revisitar memórias e buscar respostas sobre a própria origem. Os temas centrais da obra são o luto e a memória, sobretudo com um apontamento sobre o que se perde de si a partir do que morre com o outro.
Aqui, Ontem nasceu de uma profunda reflexão da autora sobre a vida e a perda. Lúcia Nascimento explica que, no romance, ela narra "a busca pelas histórias que nunca chegaremos a conhecer, sobre nós mesmas e sobre as pessoas que amamos". A obra é um mergulho nos sentimentos reais que permeiam a existência, explorando vazios como os do abandono, da morte e das perdas acumuladas durante a vida.
O livro está em pré-venda pela editora 7Letras.
Sinopse
No romance Aqui, Ontem, duas histórias se entrelaçam, entremeadas pelo luto. Em primeira pessoa, acompanhamos o dia a dia da narradora, Alice, logo após a morte da mãe adotiva. Seus escritos fluem entre presente e passado e buscam, a todo o tempo, recuperar a imagem da figura materna. Alice recorre a fotos para lembrar o que a memória em luto insiste em apagar: o rosto da mãe ainda jovem, os momentos vividos com ela, os momentos finais.
Enquanto vive o luto, uma segunda história, narrada em terceira pessoa, se desenha: mais do que a busca pela mãe, o que Alice busca é a possibilidade de ficção, as palavras possíveis para narrar o vazio. Ela se desloca no espaço (o “aqui”) e esconde no movimento um desejo: o de voltar a um tempo anterior ao das perdas (o “ontem”).
Sobre a autora
LÚCIA NASCIMENTO é escritora, jornalista e pesquisadora de literatura contemporânea. Autora de Ruínas (Edufes, 2020), livro de contos vencedor do Prêmio Ufes de Literatura. Aqui, ontem (7Letras) é seu primeiro romance.
Mestra e doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), é graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Suas pesquisas acadêmicas refletem sobre a produção de autoras contemporâneas da literatura brasileira e latino-americana, a partir da aproximação com teorias críticas feministas, além das relações entre literatura, trauma e memória.
Já atuou como gestora cultural, no Sesc São Paulo, e é parecerista de projetos artísticos. É também idealizadora, roteirista e apresentadora do podcast Relatos Mínimos, em que entrevista escritores e artistas cênicos.
Editora 7Letras
145 páginas
Serviço
Aqui, Ontem – Lançamento com bate-papo e autógrafos
Data: 07 de outubro, terça-feira, às 19h
Local: Livraria da Tarde – R. Cônego Eugênio Leite, 956 – Pinheiros – SP
Assessoria de Imprensa – Pevi 56
Angelina Colicchio – [email protected] | (11) 99299-2877
Diogo Locci – [email protected] | (11) 99906-0642
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELINA COLICCHIO BOSISIO
[email protected]