Ribeirão Preto (SP), 11 de setembro de 2025 – Entre escolas, praças e teatros, o interior paulista se transforma em palco para o projeto “Arte por Toda Parte”, da Cia Raros Circo e Teatro. A iniciativa promove 24 apresentações gratuitas, além de oficinas e rodas de conversa, envolvendo crianças, adolescentes e famílias em experiências artísticas que unem diversão e reflexão. A estreia acontece em Monte Alto, no dia 12 de setembro, no Cineteatro Municipal Dr. Antonio Mazza, em dois horários às 9h e às 13h30, destinada ao público escolar. O propósito da companhia é democratizar o acesso à cultura.
O projeto reúne parte do repertório da companhia, com espetáculos já reconhecidos em festivais nacionais e internacionais: Tradição, Paixão e Circo, Clownflitos Amorosos, Fulano da Silva, Clownfusão – Os Internacionalmente Desconhecidos e a mais recente montagem, 4 Amigos, 2 Rodas e 1 Sonho!. Cada obra aborda temáticas sociais relevantes, transformando o picadeiro em espaço de reflexão e encantamento.
Em Fulano da Silva, a cena mostra um artista circense em situação de rua que encontra, na manipulação de objetos, um caminho contra a invisibilidade social. Já Clownflitos Amorosos fala, de forma cômica, sobre respeito e convivência nos conflitos humanos. Clownfusão recupera a memória do circo clássico. 4 Amigos, 2 Rodas e 1 Sonho! celebra a força da criação coletiva e o valor da amizade, enquanto Tradição, Paixão e Circo revisita a nostalgia das antigas caravanas circenses, ainda presentes no imaginário popular, mas hoje ofuscadas pelas novas tecnologias. “As apresentações têm como foco crianças e adolescentes de sete a 15 anos, faixa etária muitas vezes esquecida pelo mercado cultural”, explica Fabio Brasileiro, idealizador e coordenador da Cia Raros Circo e Teatro.
Diálogo, vivência circense e formação de público Além dos espetáculos, o projeto promove rodas de bate-papo entre artistas e público logo após cada sessão, criando um espaço de diálogo sobre processos criativos e os temas abordados em cena. Também serão realizadas oficinas de vivência circense em escolas públicas. “Nossa proposta é oferecer aos alunos a oportunidade de experimentar, de maneira lúdica e educativa, técnicas do universo do circo”, completa Brasileiro.
Ao circular por diferentes cidades, o “Arte por Toda Parte” reafirma o compromisso da companhia com a formação de plateia e a valorização dos espaços culturais locais. “Nosso objetivo central é que crianças, adolescentes e famílias tenham contato com experiências artísticas de qualidade, muitas vezes restritas aos grandes centros”, destacam os artistas da Cia Raros.
Estreia de novos integrantes A itinerância também marca a chegada de dois novos artistas ao grupo. Mateus Romano, equilibrista, malabarista e artista aéreo, integra a companhia após longa trajetória em importantes circos brasileiros. Já Gisele Canhette, acrobata aérea, contorcionista e equilibrista, soma ao grupo sua experiência reconhecida por premiações e participações em festivais de relevância nacional.
Realização e parcerias O projeto tem patrocínio das empresas Automotiva Cestari, BMA Borrachas, Legus, Quinelato, Fundição BB, Brascabos, TS Tech e Reciflex, produção da Eu Sou o Brasileiro Produções Culturais, apoio da LS Nogueira e realização viabilizada pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço:
Clownflitos Amorosos
Data: 12 de setembro, sexta-feira
Horário: 9h e às 13h30
Local: Cineteatro Municipal Dr. Antonio Mazza – Rua Gustavo de Godoy, centro de Monte Alto
Público: Apresentação destinada ao público escolar.
Clownfusão: Os Internacionalmente Desconhecidos
Data: 23 de setembro, terça-feira
Horário: 9h e 13h30
Local: Cineteatro Municipal Dr. Antonio Mazza – Rua Gustavo de Godoy, centro de Monte Alto
Público: Apresentação destinada ao público escolar.
Sobre a Cia Raros Circo e Teatro Fundada em 2016, em Ribeirão Preto (SP), a Cia Raros Circo e Teatro é formada por seus fundadores Fábio Brasileiro e Daniella Brasileiro, e agora conta também com os novos integrantes Mateus Romano e Gisele Canhette. É um grupo de circo e teatro de repertório que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico.
As pesquisas que orientam suas montagens são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais e compartilhamento de saberes com formação de público.
Desde 2017, a companhia realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, promovendo circulações em pequenas cidades e povoados do sertão nordestino (Paraíba e Ceará), além de circuitos independentes em municípios do interior paulista.
Entre os espetáculos em repertório estão Clownfusão – Os Internacionalmente Desconhecidos (2016), Clownflitos Amorosos (2019), Reciclown Circus (2021), Tradição, Paixão e Circo (2022), Memórias Circenses (2024), Fulano da Silva (2024) e 4 Amigos, 2 Rodas e 1 Sonho! (2024) - todos premiados e com dezenas de apresentações em São Paulo e em outros estados.
Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: Raros Circo e Teatro