Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) detiveram, nesta quinta-feira (11), um homem condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado. O indivíduo, que estava foragido da Justiça, foi localizado dentro da Unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades Vila Zatti, em Pirituba, Zona Norte de São Paulo.
A prisão foi possível após o sistema de videomonitoramento Smart Sampa identificar a presença do suspeito no local e emitir um alerta à central. Equipes da GCM foram acionadas e realizaram a abordagem dentro da unidade de saúde, confirmando a identidade do homem. Ele foi encaminhado ao 33º Distrito Policial, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
O Smart Sampa integra câmeras públicas e privadas em uma única plataforma de monitoramento, que permite o acompanhamento em tempo real de diversas regiões da capital. A ferramenta é utilizada para apoiar ações de segurança e localizar pessoas procuradas ou desaparecidas.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o sistema já contribuiu para milhares de prisões e atua em parceria com diferentes bancos de dados, como os da Secretaria de Segurança Pública e do Governo Federal, ampliando a capacidade de identificação de foragidos e veículos com registro de crime.