O último trimestre é tradicionalmente o mais lucrativo para o setor têxtil, mas 2025 traz desafios e oportunidades que exigem planejamento. Segundo Natasha Canuto, sócia da Soul Têxtil -uma das principais fabricantes de malhas em São Paulo, com capacidade de pronta-entrega, apesar do cenário econômico com juros elevados e aumento de tarifas, o mercado continua aquecido e os consumidores mostram interesse em produtos de qualidade e experiências de compra diferenciadas.
Para os confeccionistas, datas como a Black Friday funcionam como termômetro para ajustar estoque, coleções e estratégias de venda antes do Natal, aproveitando ao máximo a alta temporada.
Para aproveitar o momento, a sócia da Soul Têxtil sugere um checklist com ações práticas:
1. De estoque: avaliar giro de produtos e investir em peças com maior potencial de saída.
2. Antecipação de coleções: lançar novidades alinhadas às tendências de consumo, como conforto e sustentabilidade.
3. Gestão financeira: controlar custos diante do aumento de tarifas e juros elevados.
4. Canais de venda diversificados: apostar no digital para ampliar o alcance, especialmente em datas promocionais.
5. Fidelização: criar condições especiais para clientes recorrentes, incentivando compras futuras.
“Quem se organiza agora, consegue não apenas vender mais, mas também fidelizar clientes para o próximo ano”, reforça Natasha Canuto, da Soul Têxtil.
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SANDRO FRAGA LUIZ
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